Realizar o gerenciamento de uma empresa de modo que ela permaneça em constante crescimento e melhorando os resultados não é uma tarefa fácil. Afinal, é preciso ter um controle pleno de todos os processos, setores e recebíveis. Por conta disso, ferramentas como o Balanced Scorecard (BSC) têm sido cada vez mais utilizadas.
Através dela é possível saber em detalhes como a companhia está financeiramente, bem como a sua perspectiva de crescimento para os próximos anos. Sendo assim, essa técnica é bastante útil no dia a dia dos gestores de qualquer corporação.
Para te ajudar, separamos aqui tudo que você precisa saber sobre Balanced Scorecard e como ele se aplica dentro do ramo empresarial. Confira mais abaixo!
O que é Balanced Scorecard (BSC) e como funciona?
O Balanced Scorecard pode ser definido, em linhas gerais, como um gerenciador do plano de negócios da empresa. Portanto, o seu objetivo é analisar as principais perspectivas e metas da companhia e trabalhar de modo a atingi-las o quanto antes, mesmo que se tratem de objetivos a longo prazo.
Em vista disso, a sua finalidade está diretamente ligada com a expansão da empresa, fazendo com que a produção e o lucro cresçam e atinjam novos níveis dentro do mercado. Sendo assim, é uma técnica ideal para quem deseja fazer de seu empreendimento um negócio com boas possibilidades de lucro e crescimento no futuro.
Nesse cenário, o seu funcionamento está atrelado ao dia a dia da corporação, não permitindo que ela fuja de sua razão social e metas pré-estabelecidas. Quando o projeto do Balanced Scorecard é implementado, os líderes e gestores passam a se manter mais atentos nos processos e, assim, elevarão a visão da companhia.
Qual é o objetivo do BSC
Como citamos anteriormente, o Balanced Scorecard visa, acima de qualquer outro ponto, o atingimento dos objetivos estabelecidos a longo prazo para a companhia.
Sendo assim, a sua principal meta está em melhorar cada vez mais as etapas produtivas, de modo a permitir que a corporação alcance o topo de sua possibilidade de lucro o quanto antes.
Além disso, é muito importante ressaltar que o BSC também atua como um agente controlador da tomada de decisões da companhia. Como o seu funcionamento está diretamente ligado à visão e missão social já estabelecidas, ele permite que sejam feitas escolhas que priorizem o alcance dos propósitos descritos no início do projeto.
Portanto, é um grande aliado em momentos de tomada de atitude e de escolha de investimentos a serem realizados.
Quais são os 4 pilares do BSC?
O Balanced Scorecard dentro das companhias funciona com princípios baseados na lógica e na racionalização. Sendo assim, ao todo são 4 pilares que devem ser estabelecidos e respeitados quando esse sistema está em uso. Confira quais são abaixo!
Financeiro
O pilar financeiro trata diretamente do lucro da organização e das decisões de investimentos tomadas pelos diretores. Ao ser colocado em prática, ele estabelece um controle rígido sobre toda entrada e saída financeira, buscando meios de enxugar os gastos e aumentar a receita mensal.
Nesse cenário, muitas vezes o BSC se alia a técnicas como o lean, que permite a redução de desperdícios, fazendo com que seja necessário menos gastos para produzir e melhorando a produção de toda a empresa.
Clientes
A perspectiva de clientes está diretamente ligada a conquista de novos públicos. Dado ao cenário atual, muitas vezes esse pilar representa a busca por crescimento internacional da empresa, fazendo parcerias e formando elos com companhias no exterior.
Porém, é sempre importante ressaltar que o Balanced Scorecard, ao se aliar a novos públicos, sempre os segmenta de acordo com a missão e visão social da organização.
Processos
Falando de processos, o BSC busca tornar as etapas de produção internas cada vez mais enxutas, rápidas, otimizadas e qualitativas. Sendo assim, esse trabalho está ligado a aplicação de ferramentas de qualidade para inovação, automação e acompanhamento de objetivos.
Aprendizado
Dentro do Balanced Scorecard o treinamento e capacitação de colaboradores é fundamental para o atingimento das metas estabelecidas.
Afinal, por meio do aprendizado é possível realizar as tarefas de maneira mais rápida e efetiva. Sendo assim, empresas adeptas do BSC costumam oferecer cursos a seus funcionários, bem como palestras e outros tipos de preparação técnica para as atividades diárias.
Como se aplica o Balanced Scorecard?
Para que as técnicas de BSC sejam trazidas para a prática é essencial que os diretores, líderes e demais membros da gestão tenham conhecimento completo sobre essa ferramenta e o seu funcionamento.
Afinal, a aplicação da teoria é reservada fundamentalmente ao mantimento da companhia dentro dos eixos pré-estabelecidos. Sendo assim, seu controle está diretamente relacionado a quem tem o poder de decisão sobre fatos influenciadores no caminho da organização.
Qual a importância do BSC no planejamento estratégico?
A definição de planejamento estratégico é, de forma resumida, um processo que define os objetivos da companhia e os principais caminhos para que eles sejam atingidos.
Dado esse fato, fica evidente que o BSC funciona como uma espécie de fiscalizador do plano, não permitindo que as atitudes da empresa sejam tomadas em desacordo com as metas pré estabelecidas, orientando os gestores para realizar tomadas de decisões mais assertivas.
Sendo assim, aplicar o Balanced Scorecard é sinônimo de um controle eficaz sobre o crescimento da companhia, bem como de um trabalho focado em melhorar ainda mais a colocação da empresa dentro do mercado.
Se você deseja saber mais sobre essas e muitas outras ferramentas de utilidade ao mundo empresarial, conheça o nosso blog! Aqui, postamos dicas e conteúdos atualizados que vão te ajudar a construir a gestão de sucesso que você sempre sonhou!