Projeto: Geração de Negócios | PDSA #: 1 (exemplo) | Data: 15/10/2010 |
Objetivo: Verificar se a publicação de um artigo na revista XY aumenta o indicador número de visitas no site da empresa.
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PLAN | ||
Questões | Predições | |
Q1) A publicação do artigo irá aumentar o número de acessos ao site? Q2) Algum leitor do artigo irá entrar em contato via e-mail? | P1) Sim. Deve aumentar em pelo menos 10%, pois as pessoas irão ler o artigo e irão entrar no site para saber mais sobre o assunto. P2) Sim. Ao ler o artigo, pelo menos 5 pessoas irão enviar um e-mail, para discutir o assunto. | |
Dados
Serão anotados: Número de acessos ao site. Este valor é medido através da ferramenta Google Analytics e o responsável por medi-lo é o Marquinho. Os dados serão coletados uma vez por semana, durante duas semanas após a publicação do artigo na revista. Número de e-mails. Marquinho ficará responsável por acompanhar o número de e-mails enviados para a caixa da empresa. O acompanhamento será diário, porém o indicador será analisado semanalmente.
Para a análise do gráfico será utilizado um gráfico de tendência, pois atualmente o número médio de visitas diárias ao site é de 1.
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DO | ||
Execute o que foi planejado. Comece a análise dos dados assim que começar a coletá-los. Algo saiu errado? Ocorreu algo que não fazia parte do plano?
Número de e-mails recebidos no período: 0
Mudança de Plano: Como nas primeiras duas semanas do mês de outubro não houve nenhuma mudança significativa, optou-se por aumentar o período de coleta de dados em duas semanas, cobrindo o mês de outubro todo. | ||
STUDY | ||
Complete a análise dos dados. Foi possível responder as questões formuladas? Resuma o conhecimento obtido nesse ciclo. Inclua a comparação com o que foi previsto | ||
Não houve mudança significativa com a publicação do artigo na revista. As alterações no número de visitas ao longo do mês de outubro são todas causas comuns. Ao contrário de nossas predições, a resposta para a questão 01 foi não, pois o número de acessos ao site não se alterou com a publicação na revista.
O segundo indicador analisado também se mostrou diferente das predições, já que não houve nenhum contato via e-mail. Nenhum leitor se manifestou via e-mail, o que o grau de repercussão estimado (5 pessoas) estava errado. | ||
ACT | ||
Que decisões (ações) serão tomadas com o que foi aprendido?
Há duas maneiras de publicar na revista, uma por meio do envio de artigos gratuitos e outra pelo envio de artigos pagos ( 1 página = R$ 3.500,00). Nós fizemos o teste sem custo, já que conseguimos aprovar o artigo pela modalidade gratuita, porém, poucos artigos da revista são publicados desta maneira. Se conseguíssemos contatos por meio da publicação que nos trouxessem lucros maiores que 3,5 K, seria interessante pagarmos para termos os artigos publicados, porém,os dados nos mostraram que para o nosso negócio, esta modalidade não compensa.
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Qual será o objetivo do próximo ciclo PDSA? O próximo PDSA será utilizado para testar outras estratégias para aumento de visitas ao site.
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