Pular para o conteúdo
Você está aqui: Início / Blog / Valor adicionado fiscal da Industria e dos Serviços em Campinas

Valor adicionado fiscal da Industria e dos Serviços em Campinas

Valor: Como está a indústria e o setor de serviços aqui em Campinas? Será que estão crescendo ou estão caindo? Qual será o seu comportamento? Pensando nisto, a EDTI foi buscar esta resposta para você.

A figura 1 mostra o gráfico de tendência do valor adicionado do setor de serviços (preto) e da indústria (vermelho).

 valor

Figura 1: Gráfico de tendência do valor adicionado da indústria e do setor de serviços em milhões de reais correntes de 1999 a 2009. (Fonte: Fundação SEADE)

Analisando a figura 1 podemos observar que os dois andam bem, mas que o crescimento do setor de serviços é muito mais vigoroso que o crescimento da indústria. Para testar esta hipótese fizemos dois gráficos de controle de individuais do retorno anual da indústria e outro do retorno anual do setor de serviços. Os gráficos podem ser encontrados na figura 2.

 

Figura 2: Gráfico de controle do retorno da indústria e do setor de serviços.

Por meio da figura 2 a tese fica corroborada. Apesar da média maior de retorno do setor industrial, há uma variabilidade maior nos dados, com anos apresentando crescimento de 30% e com outros anos apresentando uma queda de 6%. Já o setor de serviços possui uma média de retorno menor, mas com menos variabilidade. É um setor que cresceu todos os anos de 1999 a 2009, crescendo 2% em anos ruins (2000 para 2001) e subindo quase 20% em anos bons (2004 para 2005).

Após esta análise, o desafio é pensar: como posso aproveitar desta informação para aumentar o desempenho da minha empresa? Dica: calcule a sua taxa de retorno e compare com as taxas do munícipio. Tem correlação? Você está melhor ou pior?

post

2 comentários em “Valor adicionado fiscal da Industria e dos Serviços em Campinas”

  1. Virgílio, realmente tivemos um bom crescimento. Em valor absoluto, a indústria perdeu. Em percentual isso também acontece? Isto é, se se tomar o ano de 1999 como base, como foi o crescimento de cada setor? Outra dúvida que me vem a mente é: estamos bem mesmo em relação a outras cidades, ao estado, ou ao país? É isso aí, um PDSA puxa outro! Abraço.

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter

E receba por email novos conteúdos assim que forem publicados!

Desenvolvido por: