Pular para o conteúdo
Você está aqui: Início / Blog / Afinal, como conciliar trabalho e estudo?

Afinal, como conciliar trabalho e estudo?

Saber como conciliar trabalho e estudo tornou-se um questionamento (e às vezes um dilema) frequente na vida de muitos profissionais. Isso acontece porque uma grande parcela teme empregar incorretamente o seu tempo e, com isso, ter uma rotina cansativa, pouco produtiva e que não traga efeitos positivos a longo prazo na construção da carreira.

Uma dúvida normal, especialmente se você intenciona investir no seu aprendizado e conhecimento acadêmico/profissional além de alcançar novos desafios dentro do mercado de trabalho.

Contudo, é, sim, possível otimizar seus horários sem sobrepor uma atividade a outra. Foi pensando nisso que reunimos um passo a passo simples e prático para resolver essa questão. Acompanhe!

Estabeleça prioridades

O primeiro passo para saber como conciliar trabalho e estudo é definir quais são as suas prioridades. Isso porque o grande erro que muitas pessoas cometem trata-se justamente de fazer o oposto a isso, ou seja, realizar várias coisas simultaneamente com o intuito de ganhar tempo e dar elas o mesmo grau de relevância.

Porém, como resultado, acabam é desperdiçando tempo, diminuindo a qualidade de vida e sem ver resultados concretos que os ajudem a crescer em suas carreiras ficando, assim, estagnados na vida profissional.

Portanto, faça uma autoavaliação e veja o que, de fato, é primordial para você neste momento e também no longo prazo para que você consiga otimizar sua rotina em torno do que é prioritário e, assim, não sobrepor seus interesses.

Por exemplo, é alcançar uma posição de maior destaque no trabalho, se especializar e enriquecer o currículo para conquistar novas vagas e oportunidades ou obter uma graduação ou mesmo pós-graduação? Analise cada possibilidade e então tome uma decisão que otimizará a sua rotina.

Estabeleça uma rotina

Uma vez feito o passo anterior é hora da próxima etapa: criar uma rotina que não apenas dite os seus afazeres diários, mas que lhe ajude a tirar o melhor proveito deles sem torná-los maçantes.

Para  isso, você deve montar um cronograma semanal para se organizar apontando quais os horários já estão ocupados, como os referentes ao trabalho e aos estudos, e quais aqueles que estão livres. Afinal, você precisa ter uma noção do quanto está sendo produtivo em cada um desses momentos.

Use esse seu planejamento para se preparar também para as suas atividades futuras, como trabalhos, reuniões, entregas de projetos, provas e afins e não deixar que as suas obrigações se acumulem e estimulem a postergação das suas obrigações.

Por fim, estabeleça em seu cronograma os horários para que você possa descansar e alimentar-se corretamente, visto que ambos os aspectos são fundamentais para a sua saúde física e mental, influenciado em especial a disposição, a capacidade de concentração e memorização e o raciocínio lógico.

Faça o seu tempo livre render mais

Ao estabelecer a sua rotina você determinou quando será o seu tempo livre, seja à noite durante a semana e/ou aos sábados e domingos, não é mesmo? Porém, por que não aproveitá-lo ao seu favor fazendo-o render mais?

Isso porque é muito comum associar a ideia de tempo livre com descansar para recuperar as energias ou ficar no mais completo ócio, embora essa visão esteja errada. É só observar que ao fixar um cronograma para seguir semanalmente você já terá as horas de descanso adequadas, sem necessidade de ampliá-las.

Logo, esses momentos que poderiam ser desperdiçados com absolutamente nada podem ser melhor aplicados e, principalmente, otimizados para o seu futuro profissional.

Você pode aproveitar o final de semana para fazer um curso a distância, trocar as distrações noturnas pela leitura de livros e materiais de aprofundamento na sua área ou participar de eventos, congressos e workshops que estejam acontecendo na sua cidade.

Essa última alternativa, inclusive, é uma ótima possibilidade para fazer networking e ampliar sua rede de contatos tanto a nível local quanto até mesmo internacional, gerando futuras parcerias e oportunidades de alavancar a carreira.

Invista em cursos a distância

Além dos passos anteriores, há outra mudança que você pode adotar na sua rotina. Trata-se dos cursos a distância que citamos há pouco, que podem ser a alternativa que você precisa para investir na sua especialização agregando valor ao seu currículo sem afetar a sua rotina de trabalho ou consumir todo o seu tempo livre.

Isso porque há uma maior comodidade, autonomia e principalmente flexibilidade em escolher quando, como e por quantas horas você deseja estudar, o que é excelente para quem tem um cotidiano mais rígido e não quer sobrecarregá-lo ainda mais.

Dessa forma, você contar com um material exclusivo virtual além do suporte necessário para aumentar a sua produtividade  e investir no desenvolvimento de novas habilidades e competências que vão lhe auxiliar a gerir e executar projetos estratégicos, implementar processos, analisar dados e muito mais.

Delegue tarefas e obrigações

Por fim, há um último e indispensável passo a seguir: saber delegar tarefas e obrigações a terceiros. Afinal, especialmente no ambiente de trabalho, é recorrente que alguns profissionais assumam responsabilidades que não são suas e/ou que poderiam ser compartilhadas com outros colegas e colaboradores.

Isso pode acontecer, por exemplo, pelo interesse de mostrar iniciativa a fim de crescer dentro da empresa e se tornar um gestor em um futuro breve. Contudo, o resultado pode ser o oposto ao desejado, principalmente se você se sobrecarregar e não respeitar seus limites.

Estresse, desorganização, falta de atenção e incapacidade de cumprir prazos referentes a projetos importantes são apenas alguns dos efeitos negativos. Se mencionar, é claro, que isso prejudicará também a sua gestão de tempo, o que prejudicará os seus estudos criando, assim, uma “bola de neve”.

Por isso, aprenda a evitar a centralização exagerada de funções no seu cotidiano e só assuma tarefas e afazeres que não são da sua alçada quando for possível desenvolvê-las adequadamente.

Siga o nosso passo a passo sobre como conciliar trabalho e estudo e aprenda a otimizar a sua gestão de tempo, a desenvolver novas competências e a crescer profissionalmente com mudanças simples e eficazes na sua rotina. E se você gostou deste post não deixe de assinar a nossa newsletter para ficar por dentro de outras dicas para a sua carreira!

 
post

1 comentário em “Afinal, como conciliar trabalho e estudo?”

  1. Pingback: Teorema de Bayes, saiba mais em nosso post| Escola EDTI

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter

E receba por email novos conteúdos assim que forem publicados!

Desenvolvido por: