Você está aqui: Início / Blog / A importância de testar da maneira correta

A importância de testar da maneira correta

Atualmente, criar start-ups está muito em moda entre os jovens universitários. As páginas das revistas e sites especializados estão repletos de histórias de alunos que, depois de um ou dois anos de trabalho, conseguiram “vender” suas empresas por alguns milhões de dólares.  Estes empresários geram fascínio e motivam cada vez mais jovens a entrarem nesta seara.

eBook – Lean Manufacturing, tudo que você precisa saber!

As metodologias Lean e Seis Sigma são bastante utilizadas pelas empresas no mercado atual. Porém, muitos profissionais ainda têm dúvidas sobre cada uma, como funcionam e o que difere as duas filosofias de gestão.

Capa eBook - Lean Manufacturing, tudo que você precisa saber!

Junto com este movimento de estímulo ao empreendedorismo, vem também muitos livros e teorias que prometem transformar qualquer equipe de alunos em grandes empresários, bastando para isto seguir uma receita de bolo.

Dentre as milhares de dicas que os livros mencionam, há uma comum a todos: testar.

Vários e vários autores citam experiências e casos de sucesso de empresários que foram testando seus produtos até conseguiram achar aquele que o cliente adorou.

Eric Ries em seu livro Lean Startup faz uma série de menções ao caso do Dropbox que só conseguiu aumentar o número de usuários após a introdução de um vídeo explicando como utilizar a ferramenta.

Tina Seelig, por sua vez, em seu livro Ingenius cita o exemplo do Instagram, que nasceu com a ideia de ser um concorrente do Foursquare, mas que só começou a fazer sucesso depois que introduziu a ferramenta de fotos. Além destes dois autores, há dezenas de outros livros que citam centenas de exemplos de testes deram certo.

Qual é o problema então, desta receita de sucesso?

É justamente no testar que mora o perigo. Apesar da alusão aos testes, que ao meu ver está correta, estes livros não ensinam os empreendedores a testar e teste sem metodologia vira tentativa e erro.

Gerir o desenvolvimento do seu negócio ou produto por meio da tentativa e erro, é pura loteria. Para ter sucesso o empreendedor deverá testar, mas com metodologia. E a principal metodologia para isto é o método científico ou o ciclo PDSA.

Para ter sucesso em seus testes você deve aprender com eles. Para aprender, metodologia e o conhecimento em estatística é fundamental. Em nossos projetos, já ajudamos muitas empresas a testar, de startups a grandes multinacionais e sempre o resultado é surpreendente.

Um teste bem preparado economiza meses de desenvolvimento. Em nossos próximos posts iremos dar dicas de algumas metodologias sobre como testar.

Falaremos sobre como elaborar um PDSA, como analisar os dados com regressão linear e outras coisas. Uma boa dica de bibliografia é o livro do Box Hunter e Hunter. Lá há vários casos em que os autores ensinam a como testar e não somente comentam o testes que deram certo.