Pular para o conteúdo
Você está aqui: Início / Blog / Semana da Qualidade: o que é, objetivos e 11 dicas de atividades

Semana da Qualidade: o que é, objetivos e 11 dicas de atividades

A Semana da Qualidade está na agenda de eventos da sua empresa?

Se ainda não está, talvez seja hora de incluir esse acontecimento que é, segundo a ONU, um patrimônio mundial imaterial.

Entenda lendo este conteúdo o propósito da data, porque ela faz parte do calendário das grandes corporações e ideias de atividades que você pode organizar entre seus colaboradores.

o que é semana da qualidade

O que é a Semana da Qualidade?

A Semana da Qualidade é uma criação da ONU, que, em 1990, lançou a data para chamar a atenção das empresas para a necessidade de manter, controlar e melhorar os padrões de qualidade.

Desde então, uma semana do mês de novembro é escolhida para celebrar o evento, no qual empresas e órgãos públicos promovem atividades alusivas a esse tema.

Qual o objetivo da Semana da Qualidade?

O principal objetivo da Semana da Qualidade é a disseminação de boas práticas e a valorização da cultura de qualidade nas organizações.

Ela conta com o apoio da Chartered Quality Institute (CQI) e a American Society for Quality (ASQ), entidades internacionais de apoio e fomento à qualidade empresarial.

👉 Quer saber como estimular a melhoria contínua na sua empresa? Aprenda neste ebook para download da EDTI!

11 ideias de atividades para a Semana da Qualidade

Entidades como ONU, CQI E ASQ promovem a Semana da Qualidade contando com a adesão maciça das empresas.

Afinal, é nelas que são desenvolvidos produtos e serviços que, como tais, devem ter um padrão de qualidade dentro das expectativas do consumidor e das normas internacionais.

Veja a seguir 11 ideias de atividades que você pode realizar em sua empresa para promover e disseminar a cultura de qualidade em seu negócio. 

Palestras e workshops

Um dos focos da Semana da Qualidade é educar e levar aos profissionais uma mensagem alertando sobre a importância da qualidade em tudo que se faz.

Uma forma de fazer isso é por meio de palestras e workshops com líderes e especialistas, que podem tratar de temas como “Gestão da Qualidade na prática”, “Como prevenir erros e retrabalho”, “Cultura da Qualidade”.

Treinamentos interativos

Em determinados setores, a qualidade caminha lado a lado com a segurança e a conscientização sobre certos padrões operacionais.

Para isso, a empresa pode realizar simulações de processos para demonstrar o impacto dos padrões de qualidade.

Podem também fazer atividades gamificadas, como desafios de resolução de problemas reais que afetam direta ou indiretamente suas rotinas.

Competições e desafios

A Semana da Qualidade pode ser também muito divertida.

Pode ser promovida, por exemplo, a Gincana da Qualidade, com competições entre equipes para resolver casos fictícios relacionados a erros comuns no trabalho.

A gestão pode também conceder um prêmio para ideias inovadoras, premiando sugestões de melhoria para processos internos.

Painel de resultados e reconhecimento

Não existe qualidade sem resultados e KPIs que a comprovem.

Para isso, podem ser feitas exposições de métricas de qualidade, como redução de erros ou aumento de produtividade.

A empresa pode também reconhecer colaboradores que se destacaram em práticas de qualidade, premiando-os por suas iniciativas ou atuação de valor.

Dinâmicas de grupo

Qualidade é uma construção que depende do trabalho em equipe.

As equipes podem ser estimuladas a identificarem problemas no ambiente de trabalho e propõem soluções por meio de um Mapa de Problemas e Soluções.

A gestão pode compartilhar casos de melhorias implementadas com impacto positivo, contando histórias de sucesso e casos inspiradores.

Oficinas práticas

Só se constrói e desenvolve qualidade com pessoas qualificadas e ferramentas adequadas.

Durante a Semana da Qualidade, a empresa pode levar a seus colaboradores conhecimentos para aplicar ferramentas da qualidade como o 5S, PDCA, Kaizen e o Diagrama de Ishikawa em situações reais.

Paralelamente, poderão ser realizados workshops de automação ou digitalização de processos para melhorar a qualidade.

Exposição de boas práticas

Nada melhor para educar e conscientizar do que mostrar com ações reais como se faz e estimula a qualidade.

Durante as palestras, podem ser exibidos painéis ou vídeos curtos mostrando como diferentes setores da empresa contribuem para a qualidade.

Podem, ainda, serem realizadas demonstrações de ferramentas ou tecnologias usadas para garantir a qualidade.

Espaço para feedback

Como vimos, qualidade é um trabalho que se faz em equipe.

É preciso ouvir o que os colaboradores têm a dizer, seja por meio de urnas de sugestões ou realizando pesquisas sobre processos e melhorias.

As lideranças participam ativamente, dispondo-se a participar de sessões de perguntas e respostas com os colaboradores.

Momentos lúdicos e motivacionais

Qualidade é um tema sério, mas a abordagem não precisa ser chata.

Com um pouco de criatividade, a empresa pode realizar atividades teatrais e encenações com mensagens sobre a importância da qualidade.

A mesma criatividade pode ser aplicada para criar vídeos inspiradores sobre os benefícios da qualidade no dia a dia.

Campanha visual

Quem não é visto não é lembrado e com a qualidade acontece o mesmo.

Materiais como cartazes, banners, ou apresentações que incentivem o comprometimento com a qualidade são, nesse aspecto, uma forma visual de manter a “chama” sempre acesa.

Sessões de benchmarking interno

A empresa pode usar suas próprias práticas como referência, estimulando a troca de boas práticas entre departamentos.

Junto a isso, podem ser realizadas visitas guiadas aos setores para mostrar como eles aplicam padrões de qualidade.

semana da qualidade como ter qualidade o ano todo

Como prezar pela qualidade o ano todo?

Para as empresas líderes em seus segmentos, toda semana é para celebrar a qualidade.

Você pode trabalhar esse tema o ano todo, com processos e metodologias que focam na qualidade em todos os seus aspectos.

Qualifique-se com os cursos da EDTI em Lean Six Sigma e seja um disseminador da qualidade em todas as suas atividades. 

Nossos certificados são reconhecidos internacionalmente pela The Council for Six Sigma Certification, autoridade mundial na metodologia.

Conclusão

A Semana da Qualidade é mais uma oportunidade de estimular a melhoria contínua, que também depende de profissionais, metodologias e ferramentas para ser corretamente implementada.

Essa qualificação você conquista na Escola EDTI, em nossos cursos Green Belt, Black Belt e Yellow Belt em Lean Six Sigma.

Arremate esta leitura baixando o ebook em que mostramos como utilizar as 7 ferramentas da Qualidade!

post

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter

E receba por email novos conteúdos assim que forem publicados!

Desenvolvido por: