A Semana da Qualidade está na agenda de eventos da sua empresa?
Se ainda não está, talvez seja hora de incluir esse acontecimento que é, segundo a ONU, um patrimônio mundial imaterial.
Entenda lendo este conteúdo o propósito da data, porque ela faz parte do calendário das grandes corporações e ideias de atividades que você pode organizar entre seus colaboradores.
O que é a Semana da Qualidade?
A Semana da Qualidade é uma criação da ONU, que, em 1990, lançou a data para chamar a atenção das empresas para a necessidade de manter, controlar e melhorar os padrões de qualidade.
Desde então, uma semana do mês de novembro é escolhida para celebrar o evento, no qual empresas e órgãos públicos promovem atividades alusivas a esse tema.
Qual o objetivo da Semana da Qualidade?
O principal objetivo da Semana da Qualidade é a disseminação de boas práticas e a valorização da cultura de qualidade nas organizações.
Ela conta com o apoio da Chartered Quality Institute (CQI) e a American Society for Quality (ASQ), entidades internacionais de apoio e fomento à qualidade empresarial.
11 ideias de atividades para a Semana da Qualidade
Entidades como ONU, CQI E ASQ promovem a Semana da Qualidade contando com a adesão maciça das empresas.
Afinal, é nelas que são desenvolvidos produtos e serviços que, como tais, devem ter um padrão de qualidade dentro das expectativas do consumidor e das normas internacionais.
Veja a seguir 11 ideias de atividades que você pode realizar em sua empresa para promover e disseminar a cultura de qualidade em seu negócio.
Palestras e workshops
Um dos focos da Semana da Qualidade é educar e levar aos profissionais uma mensagem alertando sobre a importância da qualidade em tudo que se faz.
Uma forma de fazer isso é por meio de palestras e workshops com líderes e especialistas, que podem tratar de temas como “Gestão da Qualidade na prática”, “Como prevenir erros e retrabalho”, “Cultura da Qualidade”.
Treinamentos interativos
Em determinados setores, a qualidade caminha lado a lado com a segurança e a conscientização sobre certos padrões operacionais.
Para isso, a empresa pode realizar simulações de processos para demonstrar o impacto dos padrões de qualidade.
Podem também fazer atividades gamificadas, como desafios de resolução de problemas reais que afetam direta ou indiretamente suas rotinas.
Competições e desafios
A Semana da Qualidade pode ser também muito divertida.
Pode ser promovida, por exemplo, a Gincana da Qualidade, com competições entre equipes para resolver casos fictícios relacionados a erros comuns no trabalho.
A gestão pode também conceder um prêmio para ideias inovadoras, premiando sugestões de melhoria para processos internos.
Painel de resultados e reconhecimento
Não existe qualidade sem resultados e KPIs que a comprovem.
Para isso, podem ser feitas exposições de métricas de qualidade, como redução de erros ou aumento de produtividade.
A empresa pode também reconhecer colaboradores que se destacaram em práticas de qualidade, premiando-os por suas iniciativas ou atuação de valor.
Dinâmicas de grupo
Qualidade é uma construção que depende do trabalho em equipe.
As equipes podem ser estimuladas a identificarem problemas no ambiente de trabalho e propõem soluções por meio de um Mapa de Problemas e Soluções.
A gestão pode compartilhar casos de melhorias implementadas com impacto positivo, contando histórias de sucesso e casos inspiradores.
Oficinas práticas
Só se constrói e desenvolve qualidade com pessoas qualificadas e ferramentas adequadas.
Durante a Semana da Qualidade, a empresa pode levar a seus colaboradores conhecimentos para aplicar ferramentas da qualidade como o 5S, PDCA, Kaizen e o Diagrama de Ishikawa em situações reais.
Paralelamente, poderão ser realizados workshops de automação ou digitalização de processos para melhorar a qualidade.
Exposição de boas práticas
Nada melhor para educar e conscientizar do que mostrar com ações reais como se faz e estimula a qualidade.
Durante as palestras, podem ser exibidos painéis ou vídeos curtos mostrando como diferentes setores da empresa contribuem para a qualidade.
Podem, ainda, serem realizadas demonstrações de ferramentas ou tecnologias usadas para garantir a qualidade.
Espaço para feedback
Como vimos, qualidade é um trabalho que se faz em equipe.
É preciso ouvir o que os colaboradores têm a dizer, seja por meio de urnas de sugestões ou realizando pesquisas sobre processos e melhorias.
As lideranças participam ativamente, dispondo-se a participar de sessões de perguntas e respostas com os colaboradores.
Momentos lúdicos e motivacionais
Qualidade é um tema sério, mas a abordagem não precisa ser chata.
Com um pouco de criatividade, a empresa pode realizar atividades teatrais e encenações com mensagens sobre a importância da qualidade.
A mesma criatividade pode ser aplicada para criar vídeos inspiradores sobre os benefícios da qualidade no dia a dia.
Campanha visual
Quem não é visto não é lembrado e com a qualidade acontece o mesmo.
Materiais como cartazes, banners, ou apresentações que incentivem o comprometimento com a qualidade são, nesse aspecto, uma forma visual de manter a “chama” sempre acesa.
Sessões de benchmarking interno
A empresa pode usar suas próprias práticas como referência, estimulando a troca de boas práticas entre departamentos.
Junto a isso, podem ser realizadas visitas guiadas aos setores para mostrar como eles aplicam padrões de qualidade.
Como prezar pela qualidade o ano todo?
Para as empresas líderes em seus segmentos, toda semana é para celebrar a qualidade.
Você pode trabalhar esse tema o ano todo, com processos e metodologias que focam na qualidade em todos os seus aspectos.
Qualifique-se com os cursos da EDTI em Lean Six Sigma e seja um disseminador da qualidade em todas as suas atividades.
Nossos certificados são reconhecidos internacionalmente pela The Council for Six Sigma Certification, autoridade mundial na metodologia.
Conclusão
A Semana da Qualidade é mais uma oportunidade de estimular a melhoria contínua, que também depende de profissionais, metodologias e ferramentas para ser corretamente implementada.
Essa qualificação você conquista na Escola EDTI, em nossos cursos Green Belt, Black Belt e Yellow Belt em Lean Six Sigma.
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