Pular para o conteúdo
Você está aqui: Início / Blog / Motivação e liderança: entenda qual a relação e como desenvolver

Motivação e liderança: entenda qual a relação e como desenvolver

Você sabia que empresas em que as pessoas sentem motivação e liderança tendem a apresentar melhores resultados?

Como mostra uma pesquisa sobre liderança nas organizações do instituto Gallup, 70% da performance está diretamente relacionada à atuação dos líderes.

Essa é mais uma evidência de que, sem liderança, dificilmente um negócio conseguirá performar bem e superar seus concorrentes.

Mas o que uma empresa precisa para dar às pessoas o senso de propósito e a motivação indispensáveis para fazer o melhor? Quais processos podem ser melhorados para ter respostas nesse aspecto estratégico?

Ainda que não seja uma ciência exata, sabe-se que a liderança pode ser estimulada com certas técnicas e medidas no nível dos recursos humanos.

Algumas delas você vai conhecer lendo este artigo até o final. Siga em frente e saiba o que fazer para ter colaboradores mais motivados e engajados.

motivação e liderança

O que é motivação e liderança?

Motivação e liderança são dois componentes basilares para as empresas porque é a partir deles que se desenvolve a gestão.

Em outras palavras: sem pessoas motivadas e líderes que mantenham a “chama acesa”, não se pode ter sucesso ao gerenciar pessoas, recursos, materiais e processos ou ter bons resultados nesses e outros aspectos.

A liderança é tão importante que ela é uma das bases de estudo de disciplinas como Administração de Empresas e Comunicação.

Vamos ver então em que consiste cada um desses elementos e de que forma eles impactam as empresas em suas rotinas e no longo prazo.

O que é motivação?

A motivação pode ser definida como o processo que inicia, direciona e mantém comportamentos direcionados a metas, sendo influenciada por fatores internos e externos.

É o que defendem os pesquisadores Edward L. Deci e Richard M. Ryan em seu conhecido artigo “Motivação intrínseca e autodeterminação no comportamento humano” (em inglês).

De qualquer forma, embora a explicação científica seja sempre a mais embasada, ela está longe de esgotar o tema, já que motivação é um conceito fluido.

O que motiva uma pessoa pode não motivar outra, tornando esse um objeto de estudo e pesquisa em permanente construção.

O que é liderança?

Já a liderança é definida como a capacidade de influenciar e motivar indivíduos ou grupos para atingir objetivos comuns.

Uma obra de referência nesse campo é o livro Leadership: Theory and Practice (Liderança: Teoria e Prática, sem tradução para o português), do professor emérito da Universidade de Michigan, Peter G. Northouse.

Segundo o autor, a liderança envolve um processo de interação social em que uma pessoa exerce a habilidade de influenciar outras, criando uma direção, inspirando e motivando para o alcance de metas.

Qual a relação entre motivação e liderança?

Como vimos, a motivação é desencadeada tanto por fatores internos quanto externos.

É em relação a esse segundo fator que a liderança pode fazer a diferença, já que, como também vimos, um líder tem a capacidade de influenciar e motivar.

Por outro lado, os líderes também são pessoas que, como tais, podem se sentir mais ou menos motivados.

Assim sendo, eles também podem vir a precisar de outros líderes quando sentirem dificuldade de gerar aquela motivação que vem de dentro.

Portanto, motivação e liderança estão intrinsecamente relacionadas, quase sempre com uma dependendo da outra.

Qual a importância da motivação e liderança nas empresas?

A mesma pesquisa do Gallup destacada no início mostra que empresas com pessoas mais engajadas têm a produtividade aumentada também em 70%.

Um colaborador sem motivação não só é menos produtivo como também pode se tornar um passivo, já que as taxas de absenteísmo tendem a aumentar.

Também aumenta a incidência de presenteísmo, que é quando a pessoa até está no trabalho de “corpo presente”, mas com a cabeça longe de suas responsabilidades.

Como estimular a motivação e liderança nas empresas?

Está para ser criada a fórmula perfeita que vai solucionar todos os problemas de motivação nas empresas.

Novamente, vale enfatizar que esse é um conceito fluido, considerando que nem sempre o que motiva um grupo será o bastante para motivar outras pessoas.

Porém, isso não quer dizer que não se possa tomar certas medidas para aumentar as chances de gerar nos colaboradores pelo menos uma centelha de motivação.

Vamos ver na sequência como fazer isso.

5 dicas para estimular a motivação na empresa

Podemos até não ter a receita para a motivação, mas sabemos bem o que fazer para desmotivar.

Partindo desse princípio, existem algumas medidas que podem contribuir para reduzir as incertezas no ambiente de trabalho, contribuindo para melhorar o engajamento. Confira a seguir.

👉 Apresente seus resultados com mais facilidade com este ebook para download grátis desenvolvido pelos especialistas da EDTI!

Estabeleça metas claras e alcançáveis

Parte da falta de motivação nasce quando as pessoas não estão plenamente conscientes do que fazem e do porque fazem.

Uma forma de atacar esse problema é trabalhar sempre com metas que, como tais, geram mais motivação quando seguem a matriz SMART (são Específicas, Mensuráveis, Atingíveis, Realistas e Temporais).

Essas metas podem inclusive ser revistas periodicamente, de modo que continuem contribuindo para a melhora da performance e o aumento da motivação. 

Reconheça o bom desempenho

Como sugere a revisão de literatura “Reconhecimento Profissional e Motivação nas Empresas”, “o reconhecimento profissional tem grande influência na motivação dos colaboradores, impactando de forma direta na produtividade e qualidade do serviço”.

Quando os profissionais sentem que são reconhecidos e valorizados, tendem a se sentirem mais motivados porque sabem que alguém está olhando para eles.

Promova um ambiente de confiança

A desmotivação é, na maioria dos casos, filha da incerteza, que por sua vez nasce da falta de confiança, tanto entre colaboradores e seus pares quanto entre colaboradores e líderes.

Embora a individualidade tenha um peso, é certo que, com certas medidas de caráter geral, a confiança pode ser estabelecida, inclusive em ambientes potencialmente tóxicos.

Um dos caminhos para isso é investir em comunicação, que deve ser a mais direta e transparente possível nos canais disponíveis. 

Ofereça oportunidades de crescimento

Dificilmente um colaborador vai se sentir motivado ou continuar com a motivação elevada em uma empresa na qual não vê perspectivas de crescimento.

Nesse aspecto, vale investir em uma política consistente de contratações e um plano de carreira, cargos e salários.

O crescimento também pode se materializar pela mudança de funções e de responsabilidades, desde que sejam acompanhadas das devidas contrapartidas salariais e benefícios.

Invista em bem-estar

As gerações Z e Y, as mais presentes no mercado de trabalho, têm uma concepção de valor diferente das que as antecederam.

Para esses profissionais, uma empresa pode e deve ser uma extensão da sua casa, oferecendo o mesmo conforto e bem estar que teriam em suas próprias residências.

Não por acaso, boa parte das empresas mais antenadas com a Transformação Digital investem em “mimos” como salas de jogos no meio dos escritórios, espaços para descanso e cafeterias e espaços “gourmet”, tudo para criar uma atmosfera de bem estar e conforto.

3 passos para desenvolver lideranças na organização

Quer saber como começar a desenvolver os líderes que vão impulsionar seus colaboradores e melhorar seus resultados? Então aí vão 3 passos para isso.

Identifique e desenvolva talentos internos

Todos podem ser líderes e inspirar outras pessoas, desde que sejam preparados para isso.

Possivelmente sua empresa já conte com as lideranças que vão motivar seus colaboradores, faltando apenas um olhar mais atento para identificá-las e, a partir disso, desenvolver suas habilidades. 

Proporcione mentoria e feedback contínuo

Como vimos, não existe motivação onde falha a comunicação.

Ainda que isso não seja garantia de sucesso, é certo que não se pode esperar bons resultados em ambientes nebulosos, onde a fofoca impera e as pessoas não se sentem à vontade para dizer o que pensam e sentem.

Ofereça oportunidades de aprendizado e desafios

O “A” das metas SMART trata dos objetivos que são desafiadores, mas, ao mesmo tempo, possíveis de serem atingidos.

Nada melhor para motivar do que dar às pessoas, além de um propósito, metas que as instiguem a dar o seu melhor dia após dia.

Tudo vai depender de avaliar com precisão as capacidades dos indivíduos e das equipes, de maneira a equilibrá-las com as metas e oportunidades a serem abertas.

motivação e liderança

Como aliar liderança e motivação?

A liderança por si só não garante a motivação, até porque existem diversos tipos de líder, cada um adequado a um contexto e ambiente específico.

Um líder autocrático, por exemplo, não pode funcionar em uma empresa de gestão de pessoas horizontal, assim como um líder liberal terá problemas para ser ouvido em um contexto de crise.

O que parece dar melhores resultados, portanto, é encontrar o perfil de liderança que se ajuste ao cenário, cultura e condições de trabalho da empresa, de modo que ela complete as lacunas existentes e gere motivação.

Conclusão

Motivação e liderança é sempre um assunto fascinante e inspirador.

Por mais que liderar seja um dom, esse também é um talento que pode ser desenvolvido.

Tudo vai depender da formação e dos objetivos de carreira que a pessoa tenha.

Desde 2009, a Escola EDTI forma líderes e gestores em Lean Six Sigma em cursos EAD e presenciais Black Belt e Green Belt.

Exercer a liderança é responder a desafios. Saiba como fazer a gestão por resultados acessando este material para download!

post

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter

E receba por email novos conteúdos assim que forem publicados!

Desenvolvido por: