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Plano de ação empresarial: o que é, benefícios e como fazer um

É bastante comum uma empresa naufragar por falta de um plano de ação empresarial, mas dificilmente o contrário acontece.

Ainda que um plano possa falhar, no geral, a tendência é que os resultados sejam positivos quando se tem uma estratégia bem definida.

As estatísticas inclusive comprovam isso: 29% das empresas brasileiras fecham após cinco anos por falta de planejamento.

Um negócio não é apenas a sua atividade principal.

Paralelamente ao core business, existe toda uma retaguarda de atividades que precisam ser geridas.

E o plano de ação oferece uma resposta segura para lidar com essas e outras questões relevantes.

Siga em frente na leitura, saiba como fazer um e que benefícios esse instrumento de controle pode agregar.

plano de ação empresarial

O que é um plano de ação empresarial?

Plano de ação empresarial é a ferramenta de gestão com a qual os líderes de uma empresa definem metas e o que fazer para atingi-las.

Trata-se de um componente estratégico, já que sua principal finalidade é colocar em prática as ações definidas para que certo objetivo seja concretizado.

As utilidades de um plano de ação são variadas, mas uma das mais valiosas é servir como uma referência nos momentos de incerteza.

Conduzir um negócio é uma jornada em que nem sempre se pode prever o que vai acontecer.

Nessas horas, contar com um plano pode fazer toda a diferença entre uma decisão errada e um recuo consciente antes de dar o próximo passo.

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Qual o objetivo do plano de ação empresarial?

O objetivo de um plano de ação empresarial é transformar metas estratégicas em ações concretas, organizando atividades, recursos e prazos para alcançar resultados específicos. 

Ele serve como uma ferramenta prática para orientar equipes, alinhar esforços e monitorar o progresso.

É uma forma de garantir que todos os envolvidos saibam o que deve ser feito, por quem e em que momento. 

Além disso, o plano de ação ajuda a identificar riscos, antecipar desafios e tomar decisões informadas, promovendo eficiência e evitando desperdícios de recursos.

Tenha em mente que empreender é assumir um compromisso contínuo com a manutenção de uma atividade, com as pessoas que dependem dela e com o próprio sustento do empreendedor ou gestor.

Os desafios são diários, para os quais é necessário contar com o apoio das pessoas e das ferramentas adequadas.

Nesse cenário, o plano de ação empresarial funciona como um guia, orientando quanto ao que fazer em relação às rotinas e nas horas de instabilidade.

Benefícios do plano de ação empresarial

O fato de servir como uma referência e um guia é por si só uma vantagem ao contar com um plano de ação.

Mas é claro que você vai querer mais estando à frente de um negócio, certo?

Pois com um plano de ação, é possível manter o controle sobre as questões do dia a dia e preparar a empresa para alçar voos mais altos.

Ou seja, se você quer controle, mas, além disso, quer atingir suas metas mais ousadas, então o plano de ação é o recurso mais indicado. 

Entenda agora os seus principais benefícios.

Previsibilidade de receitas

Planejar é antecipar na medida do possível o que vai acontecer e o que fazer nas contingências.

Um dos desafios que toda empresa enfrenta é garantir a recorrência de receitas, especialmente quando se lida com sazonalidades em ramos como varejo, atacado e no segmento industrial.

As organizações que contam com um plano de ação se saem melhor perante esse desafio, pois sabem melhor das suas limitações e pontos fortes, além de conhecer os riscos e oportunidades que as cercam.

Redução de riscos

Sem planejamento, um negócio será um alvo muito mais fácil, expondo-se a todo tipo de risco, seja operacional, estratégico ou financeiro.

O plano de ação é um meio de mitigar esses riscos, orientando a gestão quanto ao que fazer ou não fazer quando vier a turbulência ou a indecisão.

Pode não parecer uma vantagem, mas é o que pode salvar um negócio de um grande prejuízo e, no longo prazo, garantir sua sobrevivência. 

Crescimento sustentável

Você sabia que uma empresa pode até vir a falir mesmo vendendo muito?

Isso pode acontecer quando a gestão se lança agressivamente no mercado, propondo-se a vender para uma demanda que ela não pode suportar ou endividando-se de tal forma que, mesmo vendendo, sua dívida será impagável.

O plano de ação evita que isso aconteça, fazendo com que os gestores primeiro entendam as limitações de um negócio antes de mirar o crescimento.

A empresa no rumo certo

Estar à frente de um negócio é cuidar da sua atividade principal, como também dos impostos, salários, encargos, fornecedores, estoques e outras atividades de back office.

Seria no mínimo insensatez esperar que todas essas frentes se mantenham sob controle sem algum planejamento.

Com um plano de ação, é possível desenvolver projetos e visar o crescimento sem perder o rumo das atividades secundárias.

A empresa ganha mais controle e, com isso, mais segurança para continuar no bom caminho.

Gestão por resultados

Quem conta com um plano de ação espera sempre o melhor porque sabe aonde quer chegar e que meios utilizar para isso.

Naturalmente, a gestão passa a ter uma visão mais abrangente sobre os resultados, já que parte do plano é medir seus indicadores chave de performance (KPIs).

Essa é uma maneira de implementar a gestão por resultados, em que as metas, até as mais ousadas, deixam de ser um desafio difícil de superar.

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Como fazer um plano de ação empresarial?

Uma certa capacidade de improviso é até bem-vinda, mas ela não pode ser a regra quando se conduz uma empresa.

As decisões tomadas dessa forma são sempre de alto risco, já que não há dados ou pelo menos um critério sólido para embasá-las.

Da mesma forma, um plano de ação feito sem critério não passa de uma fantasia, colocando o negócio no mesmo risco. 

Veja então como fazer um do jeito certo.

1. Consulte seu plano de negócios

Toda empresa constituída dentro dos padrões esperados deveria contar com um plano de negócios.

Espécie de manual de instruções da empresa, é nele que seus criadores e líderes respondem para o mercado as questões básicas como razão de ser do negócio, público alvo e proposta de valor, entre outras.

Sendo um documento de referência, ele deve ser o primeiro a ser verificado ao criar um plano de ação para que seus objetivos estejam alinhados com os da empresa.

2. Faça a análise SWOT

O passo seguinte é montar a matriz SWOT, na qual a empresa mapeia:

  • Strenghts (Forças): seus pontos fortes e vantagens competitivas
  • Weaknesses (Fraquezas): pontos em que precisa melhorar
  • Opportunities (Oportunidades): as oportunidades do mercado
  • Threats (Ameaças): eventuais ameaças que vêm de fora.

3. Defina metas SMART

A gestão identificou o “terreno” e as condições em que a empresa atua.

Sabendo disso, ela pode enfim definir que metas pretende alcançar.

Para isso, a dica é seguir o modelo SMART, segundo o qual uma meta deve ser:

  • Specific (Específica)
  • Measurable (Mensurável)
  • Attainable (Atingível)
  • Relevant (Relevante)
  • Time based (Situada em um prazo).

4. Cuide do planejamento tático e operacional

O plano de ação tem a ver com a estratégia, mas ele não seria completo se não contemplasse os aspectos tático e operacional.

O primeiro diz respeito aos setores da empresa, enquanto o segundo é direcionado às operações de linha de frente.

5. Monitore os resultados

A exemplo de todo planejamento, é preciso monitorar os resultados para saber se o plano de ação está saindo conforme o esperado.

Para isso, a gestão deverá definir os KPIs que melhor se ajustem aos objetivos definidos anteriormente.

6. Revise e ajuste

Dependendo dos resultados, o plano poderá passar por ajustes, revisões ou ser modificado por completo.

Aliás, o tipo de ajuste a ser feito pode também estar previsto no plano de ação, assim como os métodos utilizados para sua revisão.

Ferramentas para planos de ação empresariais

Definir um plano de ação empresarial é dispor das ferramentas de gestão para realizar esse plano.

A metodologia Lean Six Sigma é uma das mais eficazes para isso, na qual se pode encontrar um amplo leque de possibilidades.

Confira abaixo algumas das ferramentas que vão ajudar você a montar um plano de ação e a monitorá-lo com sucesso:

  • DMAIC (Define, Measure, Analyze, Improve e Control): ferramenta usada para melhorar processos em geral e base do Lean Six Sigma
  • PDCA (Plan, Check, Do, Act): Planejar, Checar, Fazer, Revisar, a ferramenta de controle criada pelo mestre William E. Deming para gestão de negócios
  • Kanban: quadro usado para controle de atividades em três etapas, “por fazer”, “em andamento” e “concluída”.
  • 5W2H: 5 “porquês” e 2 “comos”, ajuda a gestão a encontrar os motivos de um problema ou de uma ação e a solução para isso. 

Conclusão

O plano de ação empresarial é essencialmente um registro para orientar a gestão em todas as etapas de uma atividade, fazendo com que ela passe da teoria à prática com segurança.

Sua elaboração e controle ganham em precisão quando se conta com profissionais qualificados para essas tarefas.

A Escola EDTI forma líderes preparados para lidar com os desafios do mundo empresarial e corporativo em cursos diferenciados Green Belt e Black Belt, com formações em regime EAD.

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