Os valores ágeis podem orientar negócios, desde as operações de linha de frente até decisões estratégicas.
Eles funcionam como um norte, apontando para qual direção seguir quando não se tem muito claros quais são os valores da empresa .
Conheça-os neste conteúdo, no qual vamos mostrar também exemplos práticos para aplicá-los no contexto empresarial.
O que são valores ágeis?
Os valores ágeis são princípios centrais que fundamentam a abordagem do Manifesto Ágil no desenvolvimento de software.
Eles orientam as equipes a focar na adaptabilidade, colaboração efetiva e entrega contínua de valor aos clientes.
Assim, promovem uma cultura que prioriza a interação humana, a flexibilidade diante de mudanças e a resposta rápida às necessidades reais dos usuários, facilitando processos mais eficientes e eficazes em projetos.
Estabelecidos em 2001 com o Manifesto Ágil, os valores ágeis são o pilar de sustentação desse movimento, liderado por grandes nomes da indústria de tecnologia.
Um dos objetivos naquela ocasião foi “destravar” o mercado de softwares, então fortemente influenciado por práticas industriais de gestão.
Quais são os valores ágeis?
Assim como as grandes empresas são regidas pelas suas respectivas missões, visões e valores, na Metodologia Ágil, se faz algo parecido.
Os valores ágeis servem então como uma base, sobre a qual deverão se assentar os doze princípios ágeis de desenvolvimento de produtos.
Conheça a seguir cada um deles e como eles podem ser aplicados com exemplos inspirados em casos reais.
1. Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas
A partir do que vimos, um dos objetivos do Manifesto Ágil foi destravar certas práticas de gestão.
Para isso, é preciso que as decisões sejam tomadas mais com base nas relações humanas e menos nos processos, e menos ainda em função das ferramentas.
Exemplo de aplicação
Seria o caso de uma equipe que, em vez de se comunicar apenas por e-mail, prefira realizar reuniões diárias para aparar arestas, avaliar indicadores e tomar decisões.
É uma forma simples de valorizar o contato humano direto, estimulando o diálogo, evitando a formação de silos e a sempre perigosa fofoca.
2. Software em funcionamento mais que documentação abrangente
Ainda que documentar o andamento de um processo seja importante, isso não pode servir de “escudo” para que profissionais deixem de assumir suas responsabilidades.
Por isso, o Manifesto Ágil prioriza a colocação de um produto em funcionamento, antes mesmo que a documentação e registro de seu desenvolvimento seja feito.
Essa é uma abordagem que também coloca os interesses do cliente em primeiro lugar, dando mais transparência ao processo de criação e colocando-o a par dos acontecimentos.
Exemplo de aplicação
É melhor entregar pequenas versões de teste a cada etapa concluída do desenvolvimento para que o cliente dê seu feedback.
Essa interação mais próxima facilita até mesmo o processo de documentação, já que os desenvolvedores passam a ter a opinião de quem mais tem interesse no produto.
3. Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos
Como se pode perceber, os valores ágeis se opõem ao excesso de formalismo presente em boa parte das relações entre clientes e empresas.
Para os adeptos do movimento Ágil, vale mais o “olho no olho” do que a assinatura de contratos que raramente são lidos ou conhecidos na íntegra.
Exemplo de aplicação
As reuniões diárias para ajustes e tomada de decisão podem muito bem contar com a participação do cliente.
Dessa forma, ele também pode sugerir melhorias e dar um retorno direto sobre o que está sendo feito.
Ao ouvir o que o cliente tem a dizer, as chances de desenvolver um produto mais alinhado às suas necessidades é muito maior do que se fosse apenas seguindo um documento rígido.
4. Responder a mudanças mais que seguir um plano
Se tem algo que se pode prever é que imprevistos acontecem.
Nem sempre as coisas acontecem exatamente conforme o planejado, por isso, de acordo com os valores ágeis, é preciso estar pronto para responder a essas situações.
Exemplo de aplicação
Imagine, que durante um projeto, o cliente solicita uma nova funcionalidade que não estava prevista no escopo inicial.
Em vez de resistir à mudança ou exigir uma renegociação extensa do contrato, a equipe ágil ajusta o backlog de tarefas e replaneja as prioridades para atender à nova demanda, sem comprometer a qualidade e o prazo.
Saiba mais sobre as metodologias ágeis
As metodologias ágeis são até hoje utilizadas por empresas de diferentes segmentos para orientar a tomada de decisão.
Essas abordagens permitem que as equipes respondam rapidamente às mudanças nas necessidades dos clientes e no mercado, melhorando a qualidade e a relevância dos produtos entregues.
Além disso, as metodologias ágeis facilitam a comunicação eficaz entre os membros da equipe e stakeholders, reduzindo riscos e aumentando a satisfação do cliente.
Compreender essas práticas é vital para profissionais que desejam se manter competitivos no ambiente dinâmico de hoje.
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Conclusão
Colocar em prática os valores ágeis melhora a eficiência e a qualidade no desenvolvimento de soluções, promovendo colaboração, adaptabilidade e foco nas necessidades reais do cliente.
Isso resulta em produtos mais alinhados às expectativas, maior satisfação do cliente e capacidade de resposta rápida às mudanças, tornando as equipes mais competitivas e eficazes.
Empresa orientada pelos valores ágeis tende a ganhar eficiência e produtividade em todos os níveis.
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