Você está aqui: Início / Blog / Coeficiente de variação: o que é, como calcular e dicas para interpretar o resultado

Tem dúvidas sobre o que é o coeficiente de variação e como ele pode ajudar no seu dia a dia?

Você talvez saiba que um dos desafios mais frequentes para quem lida com análises estatísticas é estimar a dispersão (a variabilidade dos valores em relação à média).

O coeficiente de variação, nesse caso, é uma das ferramentas usadas para isso.

Inclusive, pode ser adotado em alternativa ao desvio padrão, que é a outra solução que seria aplicável.

Neste texto, entenda como é feito o seu cálculo, sua utilidade e como interpretá-lo em seus estudos e atividades produtivas.

o que é o coeficiente de variação

O que é coeficiente de variação?

O coeficiente de variação (CV) é um parâmetro que mede o quanto um conjunto de dados se afasta da sua média.

Em estatística, normalmente, esse tipo de medição é feita calculando-se o desvio padrão.

Mas, para isso, existe uma condição: os dados precisam estar na mesma unidade de medida.

Quando isso não é possível, entra em cena o CV como solução para saber qual ou quais conjuntos de dados de naturezas diferentes apresentam mais dispersão.

Expresso em percentual, o CV ideal é sempre o menor possível, indicando que a variação é pouca e o conjunto de dados é homogêneo.

Normalmente um coeficiente de variação:

• De até 15% indica dados dentro da média e baixa dispersão
  • Entre 15% e 30% indica dispersão média
  • Acima de 30% sinaliza dados heterogêneos, com alta dispersão.

👉 Estudar a correlação entre variáveis é fundamental para o entendimento de um problema. Entenda sua importância neste ebook grátis!

Para que serve o coeficiente de variação?

O CV acaba sendo um denominador comum por ser expresso em percentuais, sendo por isso revelador da dispersão, não importando a natureza dos dados.

Tome por exemplo dois grupos de trabalhadores envolvidos em um estudo no qual se busca entender o impacto da idade e do Índice de Massa Corporal (IMC) na performance.

Para que esse estudo tenha resultados precisos, será necessário saber se os dados relativos a cada um desses indicadores estão dentro de uma margem aceitável de variação.

Como o desvio padrão não se aplica nesse tipo de comparação, devemos então fazer o cálculo do CV para ter um resultado exato.

Como é calculado o coeficiente de variação?

Para saber o coeficiente de variação, é preciso primeiro ter as médias dos conjuntos de dados a serem comparados,bem como seus desvios padrão.

Voltamos então ao estudo dos trabalhadores e do impacto de suas idades e IMC sobre a performance em suas atividades.

Suponhamos, nesse caso, as seguintes médias (x) e desvios padrão (s):

• Idades: x = 35; s = 0,7
  • IMC: x = 26; s = 0,3.

Aplicamos então a fórmula:

• CV = s / x * 100 = 0,7 / 35 * 100 = 2%
  • CV = s / x * 100 = 0,3 / 26 * 100 = 1,15%.
como interpretar o coeficiente de variação

Como interpretar e usar o coeficiente de variação?

Os resultados acima mostram que ambos os conjuntos de dados estão dentro do limite considerado ideal em termos de dispersão, embora o conjunto das idades esteja ligeiramente acima.

Dessa forma, eles podem ser considerados dentro da média, podendo assim serem utilizados como base para outros cálculos.

O coeficiente de variação é um importante equalizador, especialmente útil em pesquisas sujeitas a dados de naturezas distintas.

Aprenda a utilizar essa e outras ferramentas de análise e de controle de qualidade nos cursos da Escola EDTI.

Seja um líder Green Belt e Black Belt com nossos cursos presenciais e capacite-se também em nossas formações EAD.

A escolha de bons indicadores pode impactar em todo o processo de melhoria contínua. Aprenda a selecioná-los com este guia desenvolvido pela EDTI!