Você está aqui: Início / Blog / Linha de produção: o que é, como funciona, tipos e dicas para otimizar

Linha de produção: o que é, como funciona, tipos e dicas para otimizar

Se uma fábrica fosse um organismo, provavelmente a linha de produção seria o seu coração.

É dela que são “bombeados” os produtos para distribuição aos revendedores, pontos de venda ou para outros atores da cadeia.

Por isso, a indústria que não conta com uma linha de produção bem organizada acaba tendo prejuízos que poderia evitar tranquilamente.

Veja como ela funciona e conheça alguns dos tipos mais conhecidos a partir de agora.

linha de produção

O que é linha de produção?

Linha de produção é o espaço em que bens de quase todos os tipos são fabricados.

A maioria delas é formada por equipamentos posicionados normalmente em uma sequência lógica, por células, podendo ser ou não operados por trabalhadores.

A ideia é que a produção de bens seja realizada no menor tempo possível, recorrendo para isso à especialização, em que cada se responsabiliza por uma etapa do processo fabril.

Quem criou a linha de produção?

Embora Henry Ford seja frequentemente creditado como o criador da linha de produção por ter aperfeiçoado seus processos, na verdade, seu real idealizador é Ransom Eli Olds.

Foi ele quem desenvolveu os primeiros projetos desse tipo, criando as linhas de montagem em série para a montadora Olds Motor Vehicle Company em 1901.

👉 Conheça as metodologias de pesquisa e suas diferenças, baixando 0800 este e-book feito pelos experts da EDTI!

Como funciona a linha de produção?

O funcionamento de uma linha de produção é conceitualmente muito simples.

O trabalho é dividido em várias etapas, permitindo a montagem de produtos de forma sequencial e eficiente.

Em um mesmo espaço, são dispostas as máquinas e equipamentos necessários para cumprir com todas as fases do processo de montagem, confecção ou fabricação de um produto.

Cada operário ou máquina executa uma tarefa específica, movendo o produto ao longo da linha até sua conclusão.

Automóveis, eletrônicos, produtos químicos e alimentos são alguns dos itens normalmente fabricados dessa forma, que pode ser organizada de diversas maneiras, como veremos a seguir.

Vale dizer ainda que o fluxo contínuo e a especialização das etapas permitem a produção em larga escala com maior consistência e qualidade no produto final.

Tipos de linha de produção

Veja na sequência alguns dos tipos de linha de produção, como elas se organizam e de que forma elas impactam a produção em série.

Seriada

Nas linhas em série, as diferentes etapas da fabricação são realizadas em células, cada uma com pelo menos uma máquina ou um operário.

É a mais difundida das linhas conhecidas, em razão das vantagens que representa em termos de economia de tempo, movimentos e de recursos.

Em massa

Já as linhas de produção em massa se caracterizam por dar conta de grandes volumes de produção, sendo também organizadas em série.

Sua principal característica é o grau de automação, bem mais elevado que nas linhas convencionais.

A ideia é viabilizar a produção de itens padronizados, com pouca ou nenhuma variação, no menor tempo possível a um custo mínimo.

Contínua

As linhas de produção operadas por pessoas, em geral, precisam parar para algum tipo de manutenção ou porque não há mão de obra para trabalhar 24 horas por dia.

Isso não acontece na linha de produção contínua, na qual insumos e matérias primas são processados ininterruptamente.

É um tipo de linha mais comum nas indústrias petroquímica e alimentícia, principalmente por causa da menor necessidade de paradas e da alta demanda.

Modular

Há empresas que desenvolvem produtos sujeitos a algum tipo de mudança em suas configurações, como é o caso da indústria de eletroeletrônicos.

Em algumas delas, adota-se a linha de produção modular, cuja principal característica é permitir que as células de produção possam ser reagrupadas por módulos.

O objetivo é dar flexibilidade aos processos, de modo que a indústria seja capaz de adaptar-se rapidamente a mudanças no design ou demanda do produto.

Just in Time (JIT)

Por sua vez, as linhas de produção que obedecem o princípio Just in Time têm como princípio a demanda puxada.

Ou seja, em vez de a indústria produzir para depois ir em busca de mercados, é a partir do mercado que seus gestores decidem quanto e como produzir.

linha de produção

Como otimizar uma linha de produção?

As linhas do tipo Just-in-Time se enquadram na metodologia Lean Manufacturing, que foi aperfeiçoada pela Lean Six Sigma.

São métodos amplamente empregados pela indústria para reduzir o desperdício nas linhas de produção e para aumentar a qualidade.

O Lean Six Sigma, por exemplo, prevê 8 tipos de desperdício a serem combatidos nas empresas industriais:

• Movimentação
  • Habilidades
  • Defeitos
  • Espera
  • Superprodução
  • Processamento excessivo
  • Transporte
  • Inventário

A otimização da linha de produção depende então da eliminação ou da redução desses desperdícios tanto quanto possível.

Uma linha de produção em conformidade, automatizada e com pessoas treinadas é sinônimo de produtos bem acabados e dentro dos mais altos padrões de qualidade.

Mas, para obter os melhores resultados, é preciso contar com profissionais qualificados.

É isso que você consegue nos cursos EAD, Black Belt e Green Belt da Escola EDTI.

Aprenda as técnicas da produção Just in Time, suas vantagens e desvantagens, baixando este material completo!