O papel da liderança está claro na sua empresa ou, para você, esse é um conceito que precisa ser melhor compreendido?
Como aponta uma pesquisa da McKinsey (em inglês), líderes são fundamentais para ajudar as pessoas a encontrar um propósito em seus empregos.
Leia até o fim para entender o papel de uma liderança, de que forma essa figura pode ajudar um negócio a decolar e como se tornar um líder em tudo que você fizer.
Qual o papel da liderança nas organizações?
Uma pesquisa publicada pela Harvard Business Review (em inglês) mostra que a maioria das pessoas abandona seus empregos por se sentirem desvalorizadas, estagnadas ou ambas as coisas.
A responsabilidade, nesse caso, é toda da liderança da empresa, que pode estar falhando na sua tarefa de manter as pessoas estimuladas.
Veja na sequência o que a boa liderança precisa ter para evitar que situações como essa aconteçam.
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Engajar os colaboradores
Ninguém consegue permanecer muito tempo em um lugar no qual não há qualquer razão para se engajar em suas atividades.
Para que os colaboradores vistam a camisa de fato, a participação das lideranças é o fator mais importante.
Os líderes são os primeiros responsáveis por criar nas pessoas o senso de pertencimento indispensável para que elas se engajem com o trabalho.
Gerir conflitos
Está para ser criado o ambiente de trabalho livre de conflitos.
Quando eles acontecem, a empresa precisa contar com pessoas qualificadas e com autoridade suficiente para apaziguar ânimos e restabelecer a ordem.
Inspirar e orientar
Quem nunca se sentiu motivado ao ter contato com uma liderança inspiradora pelo seu exemplo e trajetória de vida e profissional?
Líderes preparados são capazes de extrair o melhor de cada um, acendendo nas pessoas aquela “chama” da motivação inabalável.
A partir disso, as pessoas sentem que há alguém com quem elas podem contar.
Por isso, o líder também deve ter a responsabilidade de orientar as pessoas que foram por ele inspiradas.
Quais as características de um bom líder?
Líderes não se improvisam.
Embora a liderança possa ser um dom inato, ou seja, uma soft skill, ela também pode ser aprendida e aprimorada.
Por mais preparado que alguém seja em termos de liderança, sempre haverá espaço para crescer e melhorar nesse aspecto.
Confira a seguir quais as características que compõem um bom perfil de liderança.
Habilidade em se comunicar
Toda empresa de sucesso conta com canais de comunicação efetivos.
Esses canais precisam ser ocupados por pessoas capazes de “dar o recado”.
Afinal, de pouco adianta dispor de meios de comunicação quando não se faz bom uso deles.
É onde os líderes de verdade se destacam, não só pela habilidade em utilizar os diferentes meios de comunicação, mas pela destreza no uso das palavras e da linguagem corporal.
Liderar pelo exemplo
O exemplo é a única forma de educar.
Líderes de verdade sabem disso e preferem mostrar para as pessoas ao seu redor como se faz, demonstrando com atitudes.
Aliás, um líder que fala uma coisa mas faz outra nem poderia ser chamado dessa forma.
Liderar pelo exemplo é uma postura ética que por si só inspira e educa as pessoas.
Capacidade de reação
Nada pior para uma equipe do que se ver em um momento de crise sem um líder capaz de tomar decisões.
A omissão é uma falta grave e um traço de personalidade incompatível com quem pretende galgar posições de liderança.
Os bons líderes se destacam não apenas nas horas tranquilas, mas principalmente naquelas em que as coisas começam a caminhar mal.
Proatividade
Ser capaz de tomar decisões nos momentos difíceis revela também uma outra característica essencial em uma liderança: a proatividade.
Ser proativo, no caso, tem a ver com a capacidade de tomar a iniciativa sem depender de ordens ou da opinião dos outros.
Para liderar, é preciso ser uma referência e, nesse aspecto, é indispensável apresentar proatividade nas situações em que essa qualidade se fizer necessária.
Como desenvolver lideranças em uma empresa?
Uma matéria na revista Exame expõe um problema crítico no mercado brasileiro: a falta de líderes.
As empresas podem ser parte da solução, começando por desenvolver em seus quadros suas próprias lideranças.
Veja na sequência como fazer isso.
Desenvolvimento de hard skills
Em certos casos, a falta de líderes decorre do despreparo das pessoas que ocupam posições de chefia, comando ou supervisão.
Capacitá-las para desempenhar bem suas atividades é, assim, uma maneira de injetar nelas a segurança necessária para liderar.
A empresa pode, por exemplo, criar programas de treinamento nas hard skills que ela considerar mais importantes ou estratégicas.
Capacitação em gestão
Liderar é, como vimos, gerir conflitos, pessoas, expectativas e resultados.
Essa é uma capacidade que também pode ser desenvolvida internamente, no âmbito das empresas.
O líder pode, por exemplo, se qualificar em gestão financeira e, com isso, tomar decisões mais assertivas nessa matéria.
Fica a critério da alta gestão definir que tipos de líderes vão precisar mais.
Formação em Lean Six Sigma
A metodologia Lean Six Sigma é reconhecida internacionalmente como a mais eficiente para solucionar problemas de produção e de gestão.
Também é indicada para quem precisa desenvolver suas capacidades de liderança, tendo em conta que quem tem essa formação geralmente está à frente de grandes projetos.
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Conclusão
O papel da liderança é bem mais importante do que se pensa, se considerarmos que é a partir dos líderes que os resultados começam a melhorar.
Para isso, é necessário ter a formação adequada para estar à frente de pessoas, projetos e processos.
Para isso, a EDTI está sempre ao seu lado, com nossos cursos reconhecidos e certificação chancelada pela The Council for Six Sigma Certification.