A mentalidade enxuta é a maneira de pensar adequada aos profissionais que trabalham com a metodologia Lean.
Além de aprender o método, o profissional também precisa incorporá-lo ao seu modus operandi.
Certamente isso requer todo um processo de mudança, até que esse mindset seja assimilado de fato.
Pense nisso como preparação de uma peça teatral.
Enquanto a metodologia pode ser comparada aos atores, roteiro e iluminação, a mentalidade enxuta é o cenário, ou seja, o aparato que dá suporte para que toda a ação aconteça.
Entenda como ela pode ser desenvolvida, suas vantagens e princípios lendo este texto até o final.
O que é mentalidade enxuta?
A mentalidade enxuta é um mindset, ou seja, um modo de ser, agir e pensar, originado no sistema de produção toyotista, que toma como referência a metodologia Lean.
Por sua vez, essa é também uma abordagem cujo objetivo é maximizar o valor entregue ao cliente enquanto minimiza desperdícios.
Seu foco é identificar e eliminar atividades que não agregam valor, otimizando fluxos de trabalho e promovendo uma cultura de melhoria contínua.
Essa mentalidade valoriza a produção just-in-time, onde itens são fabricados conforme a demanda, evitando excessos.
Quais os benefícios da mentalidade enxuta para as empresas?
Pensar e trabalhar a partir dos princípios Lean gera benefícios que, se desenvolvidos continuamente, levam a resultados duradouros.
Afinal, ao eliminar desperdícios e focar no valor para o cliente, as empresas aumentam a eficiência operacional e reduzem custos.
A busca pelo fluxo de valor contínuo agiliza processos e reduz tempos de espera, aumentando a sua capacidade produtiva.
Lembrando ainda que, nos processos Lean, o que prevalece é a produção puxada pela demanda, evitando a todo custo os 8 desperdícios Lean.
Quais os 5 princípios da mentalidade enxuta?
Não se modifica as estruturas de pensamento sem ação.
Portanto, é a partir da prática e os resultados que essa prática traz que os resultados da metodologia Lean se tornam palpáveis.
Ao ver os resultados, o profissional Lean percebe que a metodologia funciona, passando assim a incorporar suas práticas e princípios em tudo que faz.
Com o tempo, isso passa a fazer parte do perfil do especialista em Lean, que pode, dessa forma, aproveitar ainda mais suas soft skills.
Vamos ver quais são os 5 princípios que, se praticados, levam um profissional a desenvolver uma mentalidade enxuta.
Minimização de desperdício
A minimização de desperdício, que é o foco principal da mentalidade enxuta, defende a identificação e eliminação de atividades que não agregam valor ao processo.
Em uma linha de produção, por exemplo, o excesso de estoque é um desperdício de recursos e espaço a ser combatido.
Ao adotar o princípio da minimização de desperdício, a empresa pode implementar o sistema Kanban, onde a produção é controlada por painéis interativos.
Dessa forma, ela pode ser ajustada com base na demanda real, evitando excessos e reduzindo custos de armazenamento.
Foco no valor ao cliente
Entender as necessidades do cliente e adaptar os processos para atendê-las é uma das prioridades no sistema Lean de produção.
O que se busca é entender o comportamento de compra das pessoas e orientar todos os esforços da empresa para correspondê-lo.
Isso implica direcionar recursos, processos e atividades para criar produtos ou serviços que resolvam problemas reais dos clientes e proporcionem benefícios tangíveis.
Para aplicar esse princípio, a empresa deve estar em contato direto com seus clientes e ouvir atentamente seus feedbacks.
Fluxo de valor contínuo
O princípio do fluxo de valor contínuo na mentalidade enxuta refere-se à otimização do fluxo de trabalho para eliminar atrasos, gargalos e ineficiências, garantindo a entrega constante de valor.
Para isso, faz-se o mapeamento de todo o processo de produção ou prestação de serviços, identificando áreas de desperdício e áreas onde o fluxo é interrompido.
Para aplicar esse princípio, a empresa começa por mapear o fluxo de valor, com ferramentas como o Value Stream Mapping (VSM).
Produção puxada
Já a produção puxada consiste em um sistema em que a produção é acionada com base na demanda real do cliente, evitando o excesso de produção e a formação de estoques.
Em vez de empurrar produtos para o mercado com base em suposições de demanda, a produção é “puxada” pela necessidade real do cliente.
Para aplicar esse princípio, a empresa organiza seu processo de produção de forma que ele seja iniciado somente quando um pedido é recebido ou quando um estoque mínimo é atingido.
Isso evita a acumulação de produtos não vendidos, reduzindo custos associados ao armazenamento e à obsolescência.
Busca pela excelência
Nenhuma marca prospera se não oferecer algo a mais para os seus clientes.
Isso só pode ser alcançado se houver um compromisso contínuo com a melhoria e o aprimoramento de processos, produtos e práticas por meio da busca contínua pela excelência.
Ela se concentra em alcançar a mais alta qualidade, eficiência e desempenho, buscando constantemente maneiras de superar os padrões anteriores e atingir níveis ainda melhores de realização.
Como implementar a mentalidade enxuta nas empresas?
O processo de implementação da mentalidade enxuta tende a apresentar resultados melhores quando é realizado por etapas.
Veja a seguir as principais delas:
- Mapeamento de fluxos de trabalho, identificando processos e etapas
- Eliminação de desperdícios e de atividades não essenciais
- Foco no valor ao cliente, compreendendo suas necessidades
- Produção puxada, baseando a produção na demanda real.
- Fluxo de valor contínuo, otimizando processos para eliminar atrasos.
Como aprender mais sobre a mentalidade enxuta?
Sendo um processo de médio e longo prazo, o desenvolvimento da mentalidade enxuta requer algum investimento em formação.
É aqui que entra a Escola EDTI, com cursos EAD e sua ampla gama de formações com certificado reconhecido pela The Council for Six Sigma Certification (CSSC).
Conheça nossos cursos presenciais e seja um gestor qualificado Green Belt e Black Belt.
Conclusão
A mentalidade enxuta é o alicerce sobre o qual todo profissional pode construir sua própria Casa Lean.
Para desenvolvê-la, é preciso muito preparo e contar com a formação adequada.
Isso você encontra na Escola EDTI, há mais de uma década formando líderes na consagrada metodologia Lean Six Sigma.