Pular para o conteúdo
Você está aqui: Início / Blog / Lista de benefícios empresariais: veja 10 exemplos e entenda a importância

Lista de benefícios empresariais: veja 10 exemplos e entenda a importância

Sua empresa oferece uma lista de benefícios empresariais ou esse tipo de concessão passa longe dos seus colaboradores?

Para os negócios que dizem sim aos benefícios, os resultados costumam ser melhores, a começar pela maior capacidade de reter os melhores funcionários e manter os talentos em casa.

É o que sugere uma pesquisa da Metlife (em inglês), segundo a qual 73% dos funcionários dizem que ficariam mais tempo nos seus empregos se fossem oferecidos benefícios.

Portanto, conceder incentivos e vantagens além do salário é uma forma inteligente de fazer com que os bons profissionais permaneçam na empresa.

Há ainda muitas outras vantagens em adotar esta política e muitos benefícios diferentes que podem ser implementados.

Se gosta da ideia, leia o texto até o fim!

beneficios empresariais

Lista de benefícios empresariais: confira 10 exemplos

Como revela uma pesquisa publicada na Forbes Advisor (em inglês), 40% dos empregadores acreditam que seus trabalhadores deixam seus empregos em busca de melhores benefícios.

Isso significa que não basta oferecer qualquer benefício para que os bons profissionais queiram permanecer.

Antes de tudo, é preciso que esses incentivos vão ao encontro das suas expectativas.

Vamos observar 10 deles a partir de agora, em uma lista de benefícios empresariais selecionada a dedo.

1. Plano de saúde 

A terceira edição da pesquisa Benefícios: Uma Nova Realidade, da Robert Half, coloca a assistência médica como a primeira opção entre os 1,5 mil profissionais entrevistados.

Não por acaso, esse é o incentivo mais concedido pelas empresas.

Normalmente, elas firmam parcerias com operadoras de plano de saúde que, mediante a adesão coletiva, cobram bem mais barato por cada plano.

Por isso, é fundamental escolher com critério, a fim de oferecer um plano que tenha valores atrativos para o empregado e que seja o mais completo possível.

A propósito, cabe destacar que, na lista da Robert Half, os benefícios ligados à saúde e ao bem-estar são os que mais aparecem, com três das 10 opções elencadas.

2. Convênios com estabelecimentos comerciais

Uma forma prática e de baixo custo para conceder benefícios é por meio de parcerias com os estabelecimentos comerciais locais.

Academias, padarias, autoescolas e mercadinhos são algumas das possibilidades nesse sentido, podendo conceder descontos para os seus colaboradores, brindes e outros mimos.

É bom para os negócios, já que garante ao comércio local uma clientela com algum poder aquisitivo e elevado potencial de fidelização.

Para os colaboradores é ainda melhor, já que, quanto maior for a rede de estabelecimentos, mais bem-estar, conveniência e satisfação eles terão. 

3. Vale refeição / alimentação

A alimentação é o segundo benefício mais concedido, de acordo com a pesquisa da Robert Half.

Para ficar ainda melhor, a empresa pode trabalhar com três modalidades.

Uma é o vale refeição tradicional, oferecido como um cartão em que é creditado um valor mensalmente, para ser utilizado em restaurantes conveniados.

Outra é oferecer esse mesmo cartão, mas para uso em supermercados, mercadinhos e outros estabelecimentos varejistas do gênero.

Há ainda a possibilidade de reforçar a alimentação dos colaboradores por meio de cestas básicas, que podem ser coletadas na empresa ou com uma organização parceira.

4. Plano odontológico

Vimos que os benefícios ligados à saúde estão entre os preferidos pelos trabalhadores.

Outro deles é o plano odontológico.

Como mostra uma matéria do Intercept, ter uma dentição completa é um pré-requisito que boa parte dos empregadores usa para selecionar profissionais ao contratar.

Portanto, um sorriso saudável é não apenas uma questão de saúde e estética, como um fator de ascensão profissional.

De qualquer forma, é preciso avaliar bem o tipo de parceria, já que nem todo plano odontológico compensa.

Uma maneira de fazer isso é consultar a lista dos melhores planos feita pela Proteste e publicada na revista Exame.

5. Vale-Cultura

Uma alternativa para sair do básico em relação aos benefícios empresariais é o Vale-Cultura, que inclusive é subsidiado pelo governo federal.

Para oferecê-lo aos seus colaboradores, o empregador só precisa se cadastrar no sistema Vale-Cultura, informando seus dados e escolhendo uma das operadoras credenciadas.

Em seguida, o pedido é enviado para análise e, se aprovado, a empresa passa a oferecer um cartão com R$ 50 em crédito para serem usados em eventos culturais.

A rede Vale-Cultura tem mais de 220 mil estabelecimentos conveniados em todo Brasil e o benefício pode ser concedido a todo trabalhador com carteira assinada.

6. Auxílio creche

Conciliar trabalho e os cuidados com a casa e filhos é por si só uma enorme tarefa, principalmente para as mães.

As empresas podem fazer a sua parte para aliviar essa carga, concedendo às trabalhadoras o auxílio creche.

Pode ser na forma de convênios com creches locais ou, se a empresa dispuser de infraestrutura, em espaços dentro das suas próprias instalações.

7. Cursos e formação

Reter mão de obra qualificada e de alto nível demanda um esforço permanente por parte dos empregadores em ajustar os benefícios oferecidos.

Uma maneira inteligente de fazer isso é oferecer programas de treinamento, além de cursos ou algum tipo de formação acadêmica.

A empresa pode fazer isso estabelecendo parcerias com instituições de ensino, promovendo treinamentos in company ou estruturando sua própria universidade corporativa.

8. Home office

Segundo a pesquisa State of Remote Work (em inglês), feita pela Buffer, 97% das pessoas gostariam de trabalhar a partir de casa pelo resto da vida.

Atuar em regime home office é, para o trabalhador, uma condição diferenciada porque de cara elimina a necessidade dos estressantes deslocamentos pela cidade.

Assim, diminuem os custos com transporte, que por sinal, também caem para a empresa.

Então, se você quer dar mais qualidade de vida para os seus empregados e de quebra aumentar a produtividade, considere desde já adotar esse benefício.

9. Flexibilidade de horários

Uma matéria da Forbes revela, com dados de uma pesquisa do portal Empregos, que 81% dos brasileiros são a favor da semana de trabalho com apenas 4 dias.

Por outro lado, a mesma pesquisa mostra que há resistência por parte das empresas, com 25% delas contra essa proposta.

Mas existe uma maneira de aderir a essa onda com o mínimo de impacto na produtividade: a flexibilização dos horários de trabalho.

A empresa pode fazer isso negociando diretamente com os colaboradores os dias que eles gostariam de trabalhar ou remunerando-os por tarefa, se assim a atividade permitir.

10. Transporte

Embora o vale-transporte ainda seja um dos benefícios mais concedidos e desejados, ele não é a única forma de cobrir os deslocamentos dos colaboradores.

Uma opção nesse sentido é o vale-combustível, benefício com o qual a empresa se dispõe a cobrir os custos do transporte, bancando as despesas com abastecimento.

Em certos casos, a empresa deixa até um carro à disposição, junto com um vale para ser usado em postos de combustível conveniados.

beneficios empresariais

Quais os melhores benefícios empresariais?

Depois de conferir uma lista com tantas oportunidades, vale falar sobre os benefícios destacados na pesquisa da Robert Half, começando pelos preferidos pelos trabalhadores:

  • Assistência médica
  • Vale-refeição
  • Vale-alimentação
  • Assistência odontológica
  • Auxílio-combustível.

Já entre os mais oferecidos pelas empresas, temos:

  • Assistência médica
  • Vale-refeição
  • Notebook
  • Assistência odontológica
  • Vale-alimentação
  • Vale-transporte
  • Celular + chip
  • Estacionamento
  • Auxílio-combustível
  • Apoio psicológico.

Como podemos perceber, existe certa discrepância entre o que é oferecido e aquilo que as pessoas querem.

Afinal, como também revela a pesquisa, 67% dos trabalhadores gostariam de escolher benefícios conforme suas necessidades individuais.

Quais as vantagens de oferecer uma boa lista de benefícios empresariais?

Ainda que os benefícios sejam para o trabalhador, a empresa também ganha quando faz esse tipo de investimento.

Portanto, o que pode parecer um custo, é na verdade uma forma de garantir a própria sobrevivência do negócio.

Primeiro porque, ao oferecer benefícios, a empresa sinaliza que se preocupa realmente com o bem-estar das pessoas.

Isso faz com que ela seja vista interna e externamente como um bom lugar para trabalhar.

Confira então quais vantagens a concessão de benefícios representa no longo prazo e como ela pode ajudar a melhorar os resultados.

👉 Antes disso, já deixe aberto no seu navegador o download deste e-book gratuito em que mostramos como impactar os seus indicadores de performance!

Retenção e atração de talentos

Como já vimos, os bons profissionais preferem trabalhar em empresas que paguem bem, mas que, acima de tudo, remunerem com benefícios atrativos.

Pelo mesmo motivo, eles podem se sentir mais motivados a seguir carreira na empresa, o que gera uma economia de recursos ao evitar demissões e contratações constantes.

Isso sem falar no conhecimento e experiência que a empresa acumula, com profissionais cada vez mais preparados para suas funções.

Redução de custos

Imagine o quanto uma empresa do segmento industrial ou de áreas sujeitas a risco como construção civil e saúde podem gastar com acidentes e afastamentos de trabalhadores.

Oferecer planos de saúde é uma maneira de reduzir o impacto dessas ocorrências.

A mão de obra deixa de se expor a riscos e doenças ocupacionais e, assim, a empresa pode cortar o mal pela raiz.

Melhora no clima organizacional

A partir do que foi visto, há ainda certa distância entre o que as pessoas gostariam de receber e o que é efetivamente oferecido.

Empresas que conseguem superar esse obstáculo, sem dúvida, se colocam muito à frente dos concorrentes, pois acabam descobrindo a “chave da felicidade” para seus colaboradores.

Como consequência, melhora o clima organizacional e a empresa passa a ser vista não como trabalho, mas como um local agradável de estar, uma extensão do lar.

Consolidação da imagem

Ninguém quer trabalhar em um lugar onde se sente desvalorizado ou mesmo explorado.

Empresas que não dão contrapartida pelo que seus empregados fazem podem ficar “queimadas” no mercado.

Com o tempo, ganham má fama, uma propaganda negativa que afasta os melhores profissionais.

Por outro lado, ao oferecer benefícios, uma empresa passa uma mensagem para o público, sinalizando que se importa de verdade com as pessoas, melhorando assim a sua própria imagem.

Cursos, treinamentos e capacitações como benefícios empresariais

Poucos benefícios geram tanto retorno quanto oferecer treinamento e capacitação.

A empresa ganha em dobro, ao formar profissionais mais qualificados e aptos a ensinar quem está chegando.

Sua empresa pode ter esses e outros benefícios, fazendo parte do programa EDTI Pass!

Com os nossos treinamentos in company, você disponibiliza o melhor e mais completo programa de cursos em melhoria de processos e gestão.

Faça parte da família EDTI e seja um dos nossos parceiros de sucesso!

Conclusão

A lista de benefícios empresariais que vimos aqui poderia se estender ainda mais.

Com uma dose de criatividade e as parcerias certas, os benefícios podem ser multiplicados, transformando-se em vantagem para a empresa e para seus colaboradores.

Faça o seu negócio decolar, atraindo e retendo talentos por meio dos benefícios, contando com a parceria da Escola EDTI e suas soluções corporativas.

Expanda ainda mais os seus conhecimentos, acessando também este ebook gratuito em que revelamos os segredos da proatividade!

post

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter

E receba por email novos conteúdos assim que forem publicados!

Desenvolvido por: