Lean Manufacturing e Womack são como filho e pai, tão forte é a ligação entre a metodologia e um dos seus principais expoentes.
Embora Womack não seja de fato o criador dos princípios enxutos, é um dos seus maiores difusores e mais proeminentes especialistas.
Neste texto, conheça mais da sua obra, sua relação com a Lean Manufacturing e as principais contribuições para o entendimento dos conceitos Lean.
Lean Manufacturing e Womack
James P. Womack é o fundador e presidente do Lean Enterprise Institute (LEI) e uma das maiores autoridades mundiais em Lean Manufacturing.
Ele foi também diretor de pesquisa do Programa Internacional de Veículos Automotores (IMVP) no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) em Cambridge, Massachusetts.
Foi no MIT que ele tornou-se mundialmente conhecido quando publicou em 1990 o livro “A Máquina que Mudou o Mundo”, tornando o termo “produção enxuta” conhecido mundo afora.
Com tradução para 11 idiomas, a obra teve mais de 600 mil cópias vendidas.
Portanto, sempre que se fala na origem da Lean Manufacturing, é quase inevitável lembrar de James Womack, em razão da sua vida e obra dedicada ao desenvolvimento da metodologia.
Qual a definição de Lean Manufacturing segundo Womack?
Até a publicação de “A Máquina que Mudou o Mundo”, a metodologia Lean era circunscrita praticamente ao ambiente industrial.
Essa é uma obra considerada um divisor de águas porque fez o mundo perceber que os métodos enxutos de produção poderiam ser replicados em praticamente qualquer modelo de negócio.
Foi nela que Womack definiu em termos mais didáticos o que é Lean, que seria segundo o autor a soma de cinco princípios: valor, fluxo de valor, fluxo contínuo, produção puxada e busca da perfeição.
👉 Vá ainda mais fundo na metodologia Lean, conhecendo-a em detalhes com este e-book grátis da EDTI!
Livros de James Womack sobre Lean Manufacturing
Dono de uma vasta produção acadêmica sobre Lean, Womack já publicou uma série de estudos e livros sobre o assunto.
Conheça a seguir suas duas mais importantes publicações.
Lean Thinking
Considerado um dos manuais de referência da gestão para entender o conceito enxuto de produção, o livro “Lean Thinking” foi publicado pela primeira vez em 1996.
Nas edições mais recentes, Womack e Daniel T. Jones (em coautoria), relatam a evolução do desenvolvimento do pensamento Lean, mostrando ainda uma grande variedade de novas ferramentas voltadas para o aplicação bem-sucedida dos princípios enxutos.
A Máquina que Mudou o Mundo
A obra que catapultou os princípios Lean para empresas de todo o mundo teve sua primeira edição em 1990.
Ela foi escrita com base no estudo conduzido por Womack na International Motor Vehicle Program (Programa Internacional de Veículos Automotores), pelo Massachusetts Institute of Technology.
A pesquisa levou cinco anos, envolveu 14 países e teve um orçamento de mais de US$ 5 milhões.
Conclusão
Lean Manufacturing e Womack são nomes muito próximos quando o assunto é a metodologia enxuta.
Mas você não precisa ser um James Womack para se destacar no mercado, que, por sinal, está carente de especialistas em Lean Six Sigma.
Conte com a Escola EDTI e seja um deles, formando-se em nossos cursos Green Belt ou Black Belt.
Com a EDTI, você chega mais longe na carreira e nos negócios!