Como ser criativo com a EDTI: Parte 3
O exercício de hoje é chamado de Homem Estranho (ODD MAN OUT). É a nossa terceira atividade sobre criatividade. Você fizeram a primeira e a segunda? Se não fizeram, o final de semana está aí. Ótima oportunidade para reunir os amigos, colocar um problema na mesa e resolvê-lo utilizando um de nossos exercícios. Se você dedicar 10 minutos por dia para aprender a ser mais criativo, terá dedicado 200 minutos por mês e mais de 2000 minutos por ano. 2000 minutos para ser mais criativo é um investimento que vale a pena, não concorda?
Chega de papo e vamos ao exercício. Ele é muito simples, pois está relacionado a um exercício desenvolvido pelo De Bono para crianças.
Processo
- Obtenha quatro palavras aleatórias.
- Mostre, de alguma maneira qual das palavras é estranha ao resto do conjunto.
- Defina o critério utilizado para escolher a palavra estranha.
Cuidado: evite utilizar critérios óbvios para definir qual das palavra é a estranha. Estas razões óbvias devem incluir: o número de letras, começar e acabar com alguma letra, etc. Razões fundamentadas na natureza física da pronúncia ou da palavra também deverão ser evitadas.
Exemplo
Quatro palavras aleatórias: pele, resgate, chimpanzé e preocupação.
Pensamentos imediatos:
- Preocupação é a única emoção humana dentre as palavras.
- Chimpanzé é o único ser vivo.
Pensamentos futuros:
- Resgate é a única palavra que implica em criminalidade.
- Pele, preocupação e resgaste não são palavras agradáveis (para algumas pessoas). Chimpanzé já é uma palavra simpática.
Variações:
- O jogo pode ser feito de maneira que o grupo escolha duas palavras fora de contexto. Uma por vez.
- O jogo pode ser feito de maneira que o grupo mostre que as quatro palavras podem ser a palavra fora de contexto, justificando assim suas escolhas.
Mão a obra pessoal. Não deixaremos tarefas destas vez, pois vocês já estão aptos a escolherem sozinho onde aplicar a terceira técnica aprendida.
Pingback: Como ser criativo com a EDTI: Parte 4 | Escola EDTI