Sempre que se fala em Lean, é quase inevitável relembrar qual empresa criou o programa Seis Sigma.
Ambas as metodologias se fundiram e, desde então, vêm proporcionando conquistas e resultados incríveis em empresas de diversos segmentos.
Conheça neste artigo a história do programa que revolucionou o mercado e algumas das marcas que o aplicam em suas atividades.
Qual empresa criou o programa Seis Sigma?
A Motorola é a empresa que assina a criação do Seis Sigma, por meio do seu ex-presidente Bob Galvin e do engenheiro Bill Smith, em 1987.
Eles constataram naquela época que os padrões de qualidade da empresa não atendiam às demandas do mercado.
A partir disso, estabeleceram que era preciso mudar a cultura organizacional e criar um novo método de controle de qualidade.
O resultado foi uma economia de mais de US$ 16 bilhões e uma guinada nos negócios que fez a Motorola ressurgir das cinzas.
O Seis Sigma entrou definitivamente no radar das grandes empresas em 1994, quando Jack Welch introduziu o método na GE e obteve o mesmo sucesso.
Quais empresas usam o programa Seis Sigma atualmente?
Com o tempo, a quantidade de marcas que adotaram o Seis Sigma só aumentou.
Hoje, essa é uma metodologia amplamente difundida mundo afora, servindo de pilar para a consolidação de grandes companhias.
Conheça algumas delas a seguir.
Votorantim
A brasileira Votorantim adota o Seis Sigma em seus processos de fabricação de cimentos e argamassas.
Ela aderiu à metodologia há mais de 20 anos, quando sua subsidiária Votorantim Metais obteve lucros de R$ 110 milhões graças à implementação do Six Sigma em seus processos.
Também foi com os princípios Sigma que ela reformulou seu programa de formação de líderes, o que foi fundamental para perpetuar a nova filosofia de trabalho.
Ambev
Outra empresa brasileira que obteve e continua obtendo resultados excepcionais com o suporte do Seis Sigma é a distribuidora de bebidas Ambev.
Ela implementou a metodologia com o objetivo não só de aumentar a lucratividade, mas principalmente para reduzir as falhas em seus processos.
Com isso, vem conseguindo manter o índice de erros em patamares mínimos, na maioria das vezes próximo de 0,1%.
3M
A 3M é um conglomerado de negócios com sede em Minnesota que atua em diversos segmentos.
Ela se tornou um caso emblemático da aplicação de Six Sigma em suas atividades, com o qual mudou seu mindset, tornando seus empregados verdadeiros geradores de valor.
Quais os benefícios do programa Seis Sigma?
Voltado para a melhora e o controle da qualidade, o programa Seis Sigma vem alavancando negócios em razão das muitas vantagens que pode gerar.
Algumas delas são:
- Estabelecer padrões de qualidade mais competitivos
- Reduzir a incidência de falhas
- Maior engajamento e motivação
- Aumento da lucratividade a partir dos processos afinados.
Conclusão
Agora que você sabe qual empresa criou o programa Seis Sigma, está na hora de tomar a decisão que pode mudar o rumo da sua carreira.
Na Escola EDTI, você se qualifica para ser um profissional de destaque com uma formação desejada pelas empresas, em cursos Green Belt e Black Belt em Lean Six Sigma.
Olá, gostaria de agradecer pelo conhecimento que adquirir aqui, muito obrigado…!