Apesar de não existir uma pós-graduação Green Belt, pelo menos não com esse nome, existem cursos deste nível que são excelentes opções para quem quer avançar na carreira.
Afinal, fazer uma pós é uma forma de aprofundar ainda mais os conhecimentos adquiridos depois de obter o certificado Green Belt.
Pensando nisso, vamos conhecer as exigências e condições para ingressar em uma pós-graduação.
Acompanhe este texto até o final para saber mais.
Pós-graduação para Green Belt: quais os caminhos?
Os cursos que conferem a graduação Green Belt são livres.
Diferentemente dos de pós-graduação, não exigem escolaridade mínima, tampouco formação acadêmica específica.
Portanto, o caminho que indicamos é primeiro fazer o curso Green Belt da Escola EDTI e, em seguida, inscrever-se em uma pós.
Lembre-se que, para poder se matricular em uma pós-graduação, a principal exigência é ter diploma de nível superior.
Cursos como Engenharia e Administração, entre outros, estão entre as carreiras nas quais essa formação é mais requisitada.
Especializações para Green Belt
Um curso Green Belt abre portas, e uma pós-graduação certamente traz ainda mais oportunidades.
Essa é uma maneira de se destacar no mercado e de se tornar um profissional mais do que diferenciado.
Se está em seus planos competir pelos melhores postos de trabalho, recomendamos que siga o caminho da certificação Green Belt e da pós-graduação.
Confira abaixo quais cursos você pode fazer para atingir seus objetivos profissionais.
Não deixe de conferir nas respectivas ementas se as aulas são online, presenciais ou híbridas.
Engenharia da Qualidade e Produtividade – Green Belt – UNINTER
Com carga horária de 480 horas/aula, a pós-graduação em Engenharia da Qualidade da UNINTER é indicada para engenheiros, tecnólogos, empresários e demais profissionais graduados que desejam se aperfeiçoar em qualidade de processos industriais.
Espera-se que, ao final do curso, que tem duração de nove meses, o profissional seja capaz de conduzir a implementação de processos enxutos conforme as boas práticas da qualidade.
Lean Six Sigma – Certificação Black Belt – UTFPR
Já o curso da Universidade Tecnológica Federal do Paraná confere certificação Black Belt, capacitando também em gestão de projetos em Lean Six Sigma.
É um curso altamente recomendado para quem já conta com a formação Green Belt, servindo ao mesmo tempo como uma pós e um degrau a mais em gestão Six Sigma.
Lean Manufacturing e Seis Sigma – Pós-graduação – Estácio
Na modalidade presencial, a pós-graduação em Lean Manufacturing e Seis Sigma da Estácio tem duração de um ano.
Os profissionais que obtiverem este diploma estarão aptos a liderar projetos de melhoria, bem como de redução de desperdícios e de aumento de produtividade.
Lean Six Sigma / Black Belt – PUCRS
Também na modalidade presencial, a pós em Lean Six Sigma Black Belt da PUC-RS tem como foco a ferramenta DMAIC de gestão de projetos.
Um dos diferenciais, segundo o site da instituição, é conceder graduação Black Belt sem equivalência no estado do Rio Grande do Sul.
Contudo, esse não é um curso regular, mas abre vagas conforme a demanda.
Por isso, não deixe de verificar o site para saber se as matrículas estão abertas.
MBA em Lean Six Sigma – UNIFACCAMP
Com duração de um ano, o MBA em Lean Six Sigma da UNIFACCAMP qualifica os alunos a trabalhar em projetos dentro da metodologia Lean Six Sigma e a utilizar ferramentas como a análise DMAIC.
Fornece ainda formação na metodologia DFSS, usada em projetos de inovação dentro das empresas.
Por ser um curso de MBA, é indicado não apenas para detentores de certificação Green Belt como também para gestores de qualquer formação com o desejo de avançar na carreira.
MBA em Seis Sigma e Gestão da Qualidade – UCP
Um dos pontos positivos do MBA em Six Sigma da Universidade Católica de Petrópolis é abordar a gestão Green Belt em seu programa.
A carga horária de 360 horas/aula também não deixa de ser um ponto a favor, considerando a ementa bastante abrangente do curso.
Primeiros passos: torne-se um Green Belt
Se uma formação em Lean Six Sigma abre muitas portas, uma pós-graduação Green Belt é uma via de acesso às melhores oportunidades.
É também um grande diferencial para quem está à frente de um negócio ou de uma empresa, tendo em vista suas aplicações práticas.
Você pode ser um profissional de destaque se continuar sempre aprendendo.
Uma dica neste sentido é ler este e-book gratuito, no qual mostramos como implementar o Lean Six Sigma em uma empresa.