A Lean Construction é a resposta mais efetiva para um desafio enfrentado diariamente por quem está à frente de uma empreiteira: o desperdício em obras.
Esta metodologia habilita a empresa a otimizar o uso dos recursos, evitar perdas e se livrar do que pode se tornar uma verdadeira praga no dia a dia das construções.
É claro que a implementação desse conjunto de princípios não acontece do dia para a noite.
Para que uma empresa de construção consiga operar nestes termos, é necessário se familiarizar primeiro com a cultura Lean, que dá origem à versão na construção civil.
Para conhecer mais sobre Lean Construction e saber como chegar lá, continue lendo o texto a seguir.
O que é Lean Construction na construção civil?
Assim como a indústria está sujeita a ter perdas em seus processos e sofrer redução nos lucros em razão disso, na construção civil acontece o mesmo.
Uma obra demanda o uso intensivo de mão de obra, assim como de materiais e insumos nas diferentes etapas em seus projetos.
Dessa forma, Lean Construction é a aplicação de uma metodologia consagrada no segundo setor, cuja finalidade principal é aumentar a eficiência, reduzindo as perdas.
Origem da Lean Construction
Enquanto conceito, a Lean Construction é uma aplicação direta da metodologia de Produção Enxuta, mais conhecida como Lean Manufacturing, adaptada ao campo da construção civil.
A Lean Manufacturing nasceu na década de 1950, no Japão, enquanto o país reunia forças para se recuperar dos imensos estragos causados pela Segunda Guerra.
Nesse contexto, a palavra de ordem era a redução ou eliminação do desperdício, afinal, os recursos e a mão de obra eram bastante escassos.
Começou assim um novo modo de produzir, não mais baseado no escoamento da produção a qualquer preço, mas no ajuste dessa produção à demanda.
Não demorou para que outros setores incorporassem os métodos Lean, que deram origem a diversas adaptações, entre as quais está o conceito de Lean Construction.
Um marco desse conceito é o livro “Application Of The New Production Philosophy In The Construction Industry” (1992), do finlandês Lauri Koskela (clique para baixar em PDF).
Desde então, o setor de construção civil nunca mais foi o mesmo, sendo até hoje impactado pela incorporação da metodologia Lean em suas rotinas.
Diferenças do Lean para a construção civil tradicional
O diferencial da metodologia Lean, seja qual for a atividade em que seja aplicada, é o foco na redução do que é desnecessário.
Não é o que se verifica sempre no dia a dia da construção civil tradicional, em que muitas vezes as empreiteiras buscam dar sequência a seus projetos sem observar essa questão.
Isso porque os gestores não sabem como identificar os focos de desperdício, trabalhando “às cegas” e, com isso, recursos valiosos são perdidos.
Quais os princípios da Lean Construction?
Segundo a prática e os apontamentos da obra de Koskela, a Lean Construction é constituída por uma base de cinco princípios.
Cada um deles serve para orientar os gestores e líderes de canteiros de obras para trabalhar pautados pelo mínimo desperdício em suas atividades.
Perceba que eles são bastante parecidos com os princípios Lean aplicados na indústria, que, como vimos, é o setor “mãe” da metodologia Lean.
Eles também têm uma relação com os princípios de Gestão de Qualidade Total (Total Quality Management – TQM), cujo foco é estabelecer um padrão de excelência.
Conheça-os em detalhes a partir de agora:
Agregar valor
Embora os clientes da construção civil muitas vezes sejam outras empresas e incorporadoras, no fim das contas é para o consumidor pessoa física que ela trabalha.
Assim, todo projeto deve ter como foco o valor agregado em cada unidade habitacional entregue, se for o caso de obras residenciais.
Por isso, é preciso, antes mesmo da abertura do primeiro saco de cimento, conhecer o perfil das pessoas que vão morar no imóvel (ou conjunto de imóveis) que está sendo construído.
Todo detalhe conta para garantir que os produtos finais, ou seja, os apartamentos ou casas, atendam às expectativas de um público exigente em razão do investimento que realiza.
Eliminar o supérfluo
Como vimos, o diferencial em Lean Construction é prever possíveis focos de desperdício.
Isso demanda dos gestores atenção especial ao uso que se faz dos muitos insumos utilizados em diferentes projetos.
Água, concreto, cimento, tijolos, vergalhões e outros tipos de material devem ser comprados na exata medida em que serão utilizados.
Os engenheiros responsáveis precisam fazer cálculos exatos das áreas construídas para empregar somente o necessário, observando os oito focos de desperdício Lean:
- Processamento impróprio
- Excesso de produção
- Estoque
- Excesso de Transporte
- Movimentos desnecessários
- Defeitos e retrabalho
- Atrasos
- Capital intelectual (pessoas).
Otimizar o tempo
Um dos desafios que as empreiteiras enfrentam em seus projetos é garantir a entrega dos projetos dentro dos prazos contratados.
Nesse aspecto, a metodologia Lean Construction responde com a sua versão para o conceito Just-in-Time (JIT), ou produção conforme a demanda.
Portanto, em vez de simplesmente comprar quantidades excedentes de material, a empreiteira só adquire aquilo que efetivamente vai usar no projeto.
Ela deve fazer isso considerando o ciclo completo de transporte, espera, processamento e inspeção de insumos para que as diferentes partes da obra tenham sequência.
Reduzir as incertezas
Os desafios da construção civil nascem da grande variabilidade entre os projetos encampados.
Não existe obra igual à outra, o que aumenta significativamente as incertezas dos gestores em relação aos prazos e recursos.
A metodologia Lean é a melhor solução para reduzir essa variabilidade, por meio de ferramentas como o ciclo 5S, entre outras.
Dessa forma, é possível também trabalhar com prazos mais curtos, aumentando assim a satisfação do cliente.
?Confira o super guia de 5S e tenha mais eficiência em todos os seus projetos!
Aumentar a transparência
Uma obra é desafiadora também em razão dos aspectos que cercam o dia a dia.
A segurança do trabalho, por exemplo, precisa deixar claro para o público interno e externo que está observando todas as convenções da CIPA.
Assim, é fundamental deixar claro há quantos dias o canteiro não registra acidentes, bem como sinalizar os riscos em cada área sujeita a imprevistos.
Em certos casos, vale até remover tapumes e divisórias que cercam o canteiro de obras, de maneira a aumentar ainda mais a confiança em relação aos procedimentos de segurança e boas práticas de construção.
Construção enxuta x produção enxuta
Enquanto metodologia, a Lean Construction desenvolveu todo um leque de ferramentas e soluções próprias, como Last Planner System e o Target Value Design.
No entanto, existem diversos pontos em comum com a metodologia Lean em geral, como não poderia deixar de ser.
Alguns deles são:
- Foco na otimização
- Busca incessante pela excelência e perfeição
- Estímulo para que todos contribuam em agregar valor
- Eliminação de obstáculos e de focos de desperdício.
Benefícios da Lean Construction
Conduzir uma obra a partir dos princípios Lean Construction faz toda a diferença, em razão do maior controle que os gestores passam a ter.
Entre os principais benefícios percebidos, destacam-se:
Economia de recursos
Menos desperdício gera, necessariamente, economia de insumos e de materiais.
Essa economia, por sua vez, pode ser revertida em melhorias no próprio projeto, que pode contar com materiais de melhor qualidade ou mesmo mão de obra mais qualificada.
Vale destacar também a própria margem de lucro da empreiteira, que pode ser aumentada somente ao reduzir o desperdício.
Melhor emprego da mão de obra
Quando a gestão na construção civil sabe exatamente quais recursos pretende utilizar, habilita-se também a direcionar melhor os esforços da sua mão de obra.
Estabelece-se, assim, uma relação de ganhos mútuos, em que a racionalização do uso dos recursos leva ao emprego mais consciente da força de trabalho.
Prazos mais ágeis
Trabalhadores que executam suas atividades com mais consciência são naturalmente mais pontuais em relação aos cronogramas.
Cabe ressaltar que o desperdício de materiais e de mão de obra conduz invariavelmente aos atrasos, já que não existe um comprometimento com o uso racional dos recursos.
Eficiência na execução
Lembre-se que a metodologia Lean nasceu no Japão pós-guerra, em que a mão de obra era escassa e sem qualificação.
Assim, a Lean Construction se torna uma espécie de norte das ações, orientando todos os operários na hora de executar suas tarefas.
O resultado é uma força de trabalho mais engajada e motivada, o que leva naturalmente à maior eficiência em todas as atividades.
?Saiba mais sobre o curso de Liderança Lean e desenvolva o líder que há dentro de você!
Como aplicar a Lean Construction?
Os princípios da Lean Construction nos dão pistas sobre como eles devem ser aplicados em cada projeto.
No entanto, cada etapa de uma obra pede uma abordagem adequada, de maneira que cada obstáculo seja removido com as técnicas certas.
Confira na sequência como começar a implementação desses princípios em projetos de construção civil.
Mapeie os requisitos
O primeiro passo em direção à eficiência é identificar, junto ao cliente, quais os requisitos necessários para a realização de um projeto.
A parte de documentação, por exemplo, deve contemplar desde o alvará de construção até a definição da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), cuja finalidade é assegurar que a execução da obra seja fiel ao projeto.
Elimine tudo que não agrega
Como vimos, o princípio básico da Lean Construction é reduzir desperdícios e eliminar o que não agrega valor.
Por exemplo: no transporte de materiais, talvez seja mais econômico e viável utilizar um caminhão grande, em vez de realizar várias viagens com veículos de menor porte.
Trabalhe com menos variáveis
A quantidade de variáveis em jogo nos projetos de construção civil demanda uma abordagem mais assertiva para definir quais métodos e técnicas serão priorizadas.
Eliminando variáveis como a quantidade de fornecedores, tipo de material utilizado e perfil da mão de obra, a gestão se habilita a trabalhar em um escopo reduzido, podendo assim poupar recursos.
Reduza os ciclos
Obras são realizadas em ciclos, portanto, cada um deles deve contar com seu próprio cronograma, orçamento e especificações.
Pelos princípios Lean Construction, esses ciclos podem ter seu tempo de execução reduzidos por meio da distribuição de tarefas mais assertiva e consciente.
Curso Lean: como aprender mais sobre a metodologia?
A metodologia Lean é sobretudo um mindset em projetos orientado para a maximização dos resultados a partir do combate ao desperdício.
Para desenvolvê-lo, você pode recorrer a cursos livres, nos quais terá contato com os fundamentos Lean até se tornar um gestor plenamente qualificado.
Os da EDTI são divididos em módulos green belt, para quem precisa começar pelas bases, e black belt, em que as técnicas Lean são aprofundadas.
Conclusão
Seja qual for o seu projeto na construção civil, é certo que os conceitos Lean Construction são o seu melhor ponto de apoio para fazer entregas no prazo.
Para se aprofundar ainda mais, vale investir em formação na metodologia Lean que, como vimos, é de onde a construção enxuta extrai suas ferramentas.
Conte com a Escola EDTI e seja um gestor mais eficiente!
Acesse o e-book em que apresentamos o conceito Just-in-Time e entenda a fundo esse modo de produção!
Pingback: Six Sigma Green Belt: o que faz e como se tornar um
Pingback: Analista de Lean Manufacturing: o que faz e quanto ganha?
Pingback: Consultoria Lean: metas, vantagens e como fazer
Pingback: Como fazer treinamento de funcionários: dicas e tipos