Hoje, a maioria dos dados mais sigilosos e importantes das corporações são armazenados de forma digital, o que demanda doses extras de preocupação. Por isso, a segurança da informação é mais do que estratégica, é fundamental para proteger esses dados, que são essenciais para manter as atividades dos negócios ilesas.
Sabemos que qualquer falha na segurança é capaz de deixar brechas para possíveis invasões. Por isso, quando bem usada, a segurança pode blindar o sistema contra ataques digitais, erros humanos e bugs tecnológicos. Sendo assim, é imprescindível que os gestores entendam sua real importância, bem como as técnicas e ferramentas disponíveis para auxiliar nessa tarefa.
Continue com a gente e fique por dentro do conceito, das vantagens, seus pilares e outras informações relevantes sobre esse assunto tão importante para a proteção de dados das empresas.
O que é segurança da informação?
Trata-se de um conjunto de ações formuladas para proteger dados e seu valor, tanto no âmbito pessoal quanto nas organizações corporativas. Vale dizer que a SI (Segurança da Informação) não se restringe aos sistemas de comunicação, mas, se estende a todos os demais aspectos relativos à proteção de dados.
É por meio da segurança da informação que se garante a integridade, a disponibilidade e a confidencialidade de tudo o que a empresa guarda. E isso é feito por intermédio de pessoas e processos, que detectam, previnem e respondem às ameaças digitais.
Como ocorrem os processos de segurança da informação nas empresas?
Os métodos usados para proteger a segurança da informação nas empresas contam com controles lógicos, que limitam os acessos a arquivos e ambientes virtuais ou físicos, como os que listamos a seguir:
- Assinatura digital;
- Criptografia;
- Controle de acesso, como: cartões de acesso, senhas, sistema biométrico;
- Mecanismos de checagem, como o captcha;
- Protocolos de segurança;
- Certificados digitais.
Principais vantagens de se realizar a segurança da informação corporativa
Listamos a seguir algumas vantagens que vão além da proteção dos dados da empresa:
Disponibilidade e confiabilidade
Quando os dados estão seguros o sistema se torna mais confiável. Essa constatação já foi feita por inúmeros empreendimentos que investiram em segurança da informação e conseguiram manter seus processos mais estáveis.
Além disso, asseguraram maior facilidade de informações e dados sensíveis, bem como uma capacidade de estabelecer trabalho remoto com controle total de acesso, edição e visualização de arquivos com segurança para a empresa.
Ajustes estratégicos
A segurança da informação bem monitorada pode servir como ferramenta para a gestão de TI, além de facilitar o trabalho dos colaboradores. Com um monitoramento competente, a estratégia de prevenção se torna melhor, dessa forma, a resposta a ameaças é mais rápida. Isso serve, ainda, como base para a adoção de um processo de melhoria contínua, como o PDCA.
Aumento da produtividade
É inquestionável que a segurança da informação também pode ser responsável por uma produtividade maior, não é mesmo? E sabemos que esse é o principal motivador para otimizar o trabalho dentro de uma organização.
Um monitoramento eficiente do sistema tem o poder de garantir menos fragilidades e isso significa menos manutenção ou reparos de desastres virtuais. Essa cadeia interfere diretamente no tempo poupado com interferências prejudiciais. O controle de acesso é útil também para coibir o uso inadequado da internet pelos funcionários.
Redução de custos
Com a simplificação de processos, aumento da produtividade e tempo extra de sistema disponível o resultado é mais economia. Além disso, os recursos financeiros poupados podem ser realocados na própria estrutura da segurança da informação, por meio de aquisição de equipamentos novos e contratação de empresas especializadas no assunto.
TI e os processos de segurança da informação
Um departamento de TI equipado para garantir a segurança da informação da sua empresa é recomendável, ainda mais com as diversas ferramentas disponíveis para blindar o seu sistema contra ataques virtuais e outros problemas. Além disso, essas ferramentas podem manter a confidencialidade e a integridade da informação, que é o principal objetivo das corporações.
A segurança da informação, portanto, só poderá ser garantida a partir do momento em que os profissionais de TI e os usuários somarem esforços no sentido de colocar em prática as melhores formas de evitar riscos e proteger os dados.
Pilares da segurança da informação
Confidencialidade
É a garantia de que a informação será acessada apenas por quem estiver autorizado, e isso é fundamental para qualquer empresa, já que suas informações constituem ativos construídos ao longo do tempo, com muita energia e trabalho. E, quando vazadas, entregam vantagem competitiva à concorrência.
Integridade
Esse atributo é o que assegura a manutenção das características da informação tal como foi definida pelo proprietário, mesmo que haja autorização para sua manipulação. Para tanto, existe controle do ciclo de vida e de mudanças da informação. A integridade das informações protege a organização contra erros de comunicação, que poderiam resultar em retrabalho, prejuízos e tempo perdido.
Disponibilidade
Com esse pilar a empresa tem a garantia da informação para uso legítimo. Ela precisa estar sempre disponível para todos que tiverem acesso autorizado, definido pelo seu proprietário. A disponibilidade mantém as atividades do negócio em movimento, impedindo a estagnação. Com isso, os negócios fluem e protegem a organização de prejuízos advindos de uma eventual impossibilidade de acesso.
Autenticidade
Esse atributo protege a informação que pertence à fonte anunciada contra possíveis modificações durante determinado processo. A autenticidade também garante que o emissor da informação não possa se esquivar de sua mensagem ou autoria.
Conclusão
Em um mundo cada vez mais digital não há como deixar de trabalhar com ferramentas tecnológicas. Contudo, é preciso tomar as devidas medidas de segurança da informação a fim de manter os dados protegidos e bem monitorados. Lembre-se de que boas práticas impactam diretamente no desempenho positivo dos negócios, o que pode significar o seu diferencial competitivo no mercado.
A quantas anda a segurança da informação na sua empresa? Se você gostou desse conteúdo continue navegando em nossa página. Conheça algumas características e inspirações de um empreendedor de sucesso!