Já pensou em ter um meio ou local onde o resultado do seu trabalho pode ser apresentado de forma acessível e atrativa? Pois, a solução ideal para isso é ter um portfólio. Com certeza, essa estratégia fará toda a diferença na hora de buscar boas oportunidades profissionais.
O portfólio pode ser a primeira impressão que o seu futuro cliente terá do seu trabalho e essa é a sua melhor chance de mostrar os pontos fortes de tudo o que você realizou até o momento.
Mas, como fazer um portfólio interessante, profissional e digno de elogios? Nesse post, falaremos sobre algumas dicas, tipos de portfólio e como eles devem ser apresentados, dependendo da área em que você atua. Acompanhe e saiba mais!
O que é portfólio?
Basicamente, é uma compilação do material desenvolvido ao longo da sua trajetória profissional e que permite, ao público, ter uma visão panorâmica das suas habilidades, experiências e qualificações. No entanto, se você tem alguma dúvida sobre a necessidade de manter um, reflita sobre o que é relevante mostrar no ramo em que você atua.
Dicas para montar seu portfólio
Defina o objetivo
Nessa primeira etapa, é indispensável saber qual é o seu objetivo ao mostrar um portfólio para um futuro recrutador ou cliente. O conteúdo selecionado deve conter trabalhos relativos à área ou cargo que você pretende atuar. Então, seja categórico ao apresentar o material, seja ele sobre produção de conteúdo, artes, design, engenharia, comércio ou outra atividade.
Selecione os melhores trabalhos
Depois de definir o objetivo, é importante selecionar o mais relevante e que apresente o melhor resultado dentro de tudo o que você já produziu, começando do último para os mais antigos. A exceção é para quem está iniciando a carreira. Nesse caso, talvez, a única alternativa seja mostrar tudo o que estiver à disposição, incluindo estágios, trabalhos de faculdade e trabalhos voluntários, que, aliás, é algo muito valorizado pelas empresas.
Crie uma sessão de apresentação
Sem dúvida, quando o assunto é portfólio, mostrar objetivamente a qualidade de um trabalho finalizado e bem-sucedido é fundamental. No entanto, não podemos nos esquecer de que o papel de quem elaborou o trabalho é crucial. Por isso, é de bom tom criar uma sessão na qual você possa se apresentar, como uma minibiografia profissional. Você pode expor como começou na área em que procura um trabalho, como se qualificou, alguns depoimentos de clientes, incluir uma boa foto de rosto e usar isso como uma espécie de marketing pessoal.
Adote a simplicidade em seu portfólio
Esse princípio deve ser aplicado em qualquer tipo de portfólio, seja os que se baseiam apenas em textos, quanto os exclusivamente pautados em imagens. Quanto mais limpo, mais fácil para visualizar o que realmente importa: os trabalhos em si.
No caso de portfólio escrito, seja sucinto, sem rodeios e escolha termos e ideias simples, elegantes e coesas. Para os portfólios com imagens, evite poluir as páginas com muita informação extra e cores ou elementos que disputam com o conteúdo principal.
Tipos de portfólio
Impresso
Em algumas situações, é conveniente recorrer a esse formato de portfólio, por exemplo, para quem faz ilustrações, principalmente se a técnica é bem específica, como a Aquarela ou Pastel. A forma impressa pode, ainda, ser convertida em pdf para facilitar a impressão.
Digital
O acesso digital ao portfólio agiliza o compartilhamento, tem baixo custo ou nenhum e pode ser organizado de maneira simples, no próprio computador. Esse formato é especialmente útil para redatores e designers, arquitetos e fotógrafos, que podem expor seus trabalhos de forma virtual, com a ajuda de plataformas especializadas, como o Behance e o Dribble.
Além do veículo impresso ou digital, os portfólios podem seguir um formato específico, dependendo do objetivo buscado. Vejamos, a seguir, alguns tipos:
Para empresas
Para essa categoria é necessário apresentar os produtos ou serviços, da mesma forma que um portfólio de produtos. Ao mesmo tempo, é preciso informar os dados de contato, como telefone e e-mail, além de expor a visão, missão, os valores e um breve histórico do desenvolvimento do negócio. Vale, ainda, citar alguns clientes mais relevantes, fotos da equipe e um minicurrículo de alguns dos colaboradores.
Acadêmico
Reúna os pontos altos da sua vida acadêmica. Priorize a apresentação das experiências acadêmicas mais importantes, seu desenvolvimento, as notas atingidas por meio delas, além de incluir participações em seminários, palestras, cursos extracurriculares, certificações e outras atividades que demonstrem um complemento ao seu conhecimento adquirido.
De produtos
Portfólios de produtos têm o formato de um catálogo, cuja função é apresentar os itens de uma empresa, de forma atrativa. Para isso, selecione fotos de alta qualidade, com atenção aos detalhes e ângulos mais relevantes e, se possível, com uma ambientação, contextualizando cada tipo de produto. Esse recurso valoriza muito os artigos e, também, sua demonstração.
Design e artes
Designers e artistas também precisam se preocupar, fundamentalmente, com o visual de seus trabalhos, uma vez que essa ferramenta é sua maior aliada para expor as habilidades profissionais e conquistar novos clientes. Por isso, todo cuidado é pouco na hora de apresentar as fotos, além do layout, que deve ser simples, para não ofuscar o que realmente importa, ou seja, o trabalho em si. Eleja uma plataforma online a fim de hospedar seu portfólio, inclua seus contatos no campo indicado e arrase na apresentação.
Vantagens de se construir um bom portfólio
Hoje, podemos afirmar que manter um portfólio é uma necessidade para ser visto e reconhecido como profissional. Mesmo que você ainda tenha poucos trabalhos, se souber valorizar a apresentação e demonstrar conhecimento no que faz, já é meio caminho andado para conquistar clientes. Então, para além da vantagem, é algo necessário para se destacar em um mercado cada vez mais competitivo.
Conclusão
Conforme foi possível avaliar, o portfólio é a porta de entrada para o mercado de trabalho. Existem diversos formatos, para as mais variadas atividades, além de ser uma oportunidade de se destacar entre os concorrentes e ganhar seu próprio espaço. Por isso, invista tempo e dedicação ao seu, valerá a pena.
Se você precisa se especializar um pouco mais, não perca tempo, acesse os nossos cursos e saiba como se capacitar para ter mais visibilidade no mercado.
Pingback: Matriz Ansoff: como ajuda a entrar em novos mercados