Desenvolvimento de Carreira: Ter uma carreira bem-sucedida não é uma questão de sorte ou azar, mas de planejamento e dedicação. É isso que faz com que um profissional esteja apto a aproveitar as oportunidades que surgem ou a criar suas próprias oportunidades.
O desenvolvimento de carreira é a consequência natural de um plano muito bem-estruturado, que vai ajudar o profissional a pensar nas possibilidades que ele tem e o que é preciso fazer para chegar lá.
Neste artigo, vamos ver o que é preciso para estruturar esse plano e como escolher um caminho para o desenvolvimento da sua carreira. Acompanhe!
Como estruturar um bom desenvolvimento de carreira?
Como diz o ditado, o papel aceita tudo. Isso quer dizer que você pode escrever o que quiser, mas, para que aquele plano seja factível e traga os resultados esperados, é preciso elaborá-lo com calma e pesquisar bastante quais são as opções existentes e as vantagens e desvantagens de cada uma.
Para começar, defina seus objetivos profissionais, que podem incluir mudança de profissão ou de emprego, mudança de cidade, investimentos financeiros em cursos e formações profissionais, dentre outros fatores. Feito isso, descreva o que você precisa fazer para chegar lá e quanto tempo levaria para isso acontecer.
Vamos imaginar que o seu objetivo seja conquistar uma posição de gerência em uma grande multinacional. Em primeiro lugar, vamos listar alguns itens que poderiam fazer parte do seu plano de desenvolvimento de carreira:
- liderar um projeto importante no seu atual trabalho, que sirva de “cartão de visitas” para o próximo trabalho;
- aprimorar o inglês ao ponto de poder participar de reuniões e fazer apresentações com desenvoltura;
- definir quais são as empresas-alvo;
- aumentar sua rede de relacionamento nessas empresas, participando de eventos, congressos, grupos e associações;
- tirar uma certificação relevante para a sua área de interesse.
Agora, estime o prazo que levaria para fazer tudo isso, por exemplo, três anos. Vale destacar que não são ações sequenciais, elas devem ser executadas paralelamente e, muitas vezes de forma simultânea.
Como você pode ver, o plano é individual e depende tanto do seu ponto de partida quanto dos objetivos que quer atingir.
Escolha um caminho para seu desenvolvimento de carreira
Como em tudo na vida, na carreira é preciso fazer escolhas e definir um rumo. Algumas carreiras exigem enorme grau de especialização, e a educação formal conta muito. Por exemplo, alguém que queira empreender certamente precisa estudar bastante, mas isso não precisa necessariamente passar por uma educação tradicional. Cursos livres, muita leitura e a troca de experiência com outros empreendedores podem ser tão ou mais enriquecedores.
Já alguém que queira seguir uma carreira na medicina, por exemplo, precisa passar pela educação formal, uma vez que, inclusive para poder atuar, ele precisa concluir as especializações.
Gerente ou Especialista?
Nem todo mundo quer fazer gestão ou tem vocação para isso. A boa notícia é que esse está longe de ser o único caminho para uma carreira bem-sucedida. Nem haveria espaço no mundo corporativo se todos quisessem ser gestores.
Essa é uma das decisões que você vai ter que tomar em relação à sua carreira. As habilidades que são exigidas de um gerente são bem diferentes daquelas que se requer de um especialista técnico. Agora, isso não quer dizer que o gestor não precisa ter conhecimento técnico ou que o especialista não tem que desenvolver sua inteligência emocional e trabalhar o networking.
Prepare-se para começar o desenvolvimento da sua carreira!
Se você puder contar com um bom coach de carreira para ajudar a pensar nos seus objetivos e elaborar o plano, pode ser útil para ter a visão de um especialista no assunto. Caso isso esteja fora das suas possibilidades, também é perfeitamente possível definir sozinho um plano eficaz e atingível. Veja como!
Avalie suas competências atuais
Quando queremos mudar alguma coisa, devemos começar analisando a situação atual. Aqui não é diferente. Você pode, por exemplo, elencar suas competências atuais e dar uma nota de 0 a 5 para elas, de acordo com o quanto aquela competência está desenvolvida para você.
Estabeleça objetivos práticos
Agora que você já mapeou a realidade, trace objetivos práticos e um plano de ação para cada um. Se você precisa melhorar a proficiência em inglês, como fará isso? Vai fazer um cursinho em uma escola de idiomas? Passar um tempo no exterior? Contratar um professor particular? Ou estudar sozinho em casa? Qual é o tempo de dedicação necessário para atingir o nível que você precisa para dar os próximos passos?
Planeje seus estudos
O dia tem 24 horas para todo mundo, mas você já notou que ele parece mais longo para uns e mais curtos para outros? A gestão do tempo é uma das qualidades mais preciosas para aumentar a produtividade, conseguir executar projetos e alcançar seus objetivos. Por isso, faça um plano detalhado dos seus estudos, reservando o tempo necessário para eles. Priorize sempre o que vai trazer mais ganhos para a sua carreira.
EDTI GO Black
Tirar as certificações Six Sigmas e ser um especialista Lean são ótimas maneiras de agregar valor ao seu currículo e adquirir novas competências valorizadas pelo mercado. A Escola EDTI é especialista no assunto e, pagando um valor mensal, tenha acesso ao EDTI GO Black! Com ele, você pode tirar todas as certificações do Lean Six Sigma, incluindo Black e Master Black Belt, e tornar-se um especialista Lean.
Agora que você já sabe como promover o desenvolvimento de carreira, não deixe de acessar nosso site e conferir mais informações sobre o programa EDTI GO Black!
Pingback: Curso Green Belt: o que é, para que serve e onde fazer