Pular para o conteúdo
Você está aqui: Início / Blog / Logística: conheça os conceitos e para que serve?

Logística: conheça os conceitos e para que serve?

A logística é o conceito que descreve todo o planejamento e execução do escoamento das mercadorias de uma produção.

O termo é amplo e engloba desde o armazenamento ao transporte, passando por todas as questões relacionadas à produção.

Para entender melhor sobre o conceito e sua aplicação no dia a dia de uma empresa, é só continuar lendo esse artigo.

O que é logística?

O que é logística?

Muito se engana quem acredita que a logística se restringe apenas a entrega das mercadorias compradas.

Estratégica para os negócios, a área contempla todo o processo de planejamento e execução das cadeias de transporte, controle de distribuição, movimentação e armazenagem de uma empresa.

Em outras palavras, podemos dizer que a logística cuida do escoamento da produção e todas as questões relacionadas a isso.

O objetivo principal da atividade deve ser atender os requisitos do cliente da maneira mais eficiente e econômica possível.

E isso inclui também uma preocupação com as embalagens e outras condições de transporte que vão garantir que a mercadoria mantenha sua qualidade desde a fábrica até as mãos do consumidor.

Quais os principais tipos de logística?

Quais os principais tipos de logística?

A área da logística é bastante ampla e, por isso, conta com algumas especializações para melhor atender as necessidades de diferentes modelos de negócio.

A logística de produção descreve os movimentos necessários para garantir a continuidade do processo que vai transformar a matéria-prima no produto-final.

Quem vai cuidar dessa área precisa sempre acompanhar o andamento da cadeia produtiva e os níveis de eficiência.

A logística reversa foca na sustentabilidade dos negócios ao coordenar estratégias para eliminar desperdícios e minimizar os impactos ambientais da produção.

Para a logística de suprimentos, o profissional está dedicado em certificar de que a empresa terá matéria-prima suficiente para garantir a continuidade da produção.

Aqui, é importante ter um bom conhecimento de mercado para realizar negociações com fornecedores e garantir as melhores condições de compra.

Por fim, a logística de distribuição é aquela que cuida das questões relacionadas à entrega do produto para o cliente ou para as lojas.

Esse setor se encarrega de manter um controle do estoque que vai garantir que a empresa tenha uma quantidade segura, mas não exagerada, de produtos aguardando distribuição.

A importância em um negócio

A essa altura você já deve ter entendido que a logística é uma área ampla e que garante o bom funcionamento de diversos setores de uma empresa.

De fato, a importância desse setor está em fortalecer as bases para um planejamento estratégico eficaz para o sucesso dos negócios.

É a logística que vai garantir o suprimento de materiais necessários para manter a produção ativa, assim como também cuidar do armazenamento dos insumos e dos produtos prontos.

Ela também é bastante importante para a satisfação do cliente, já que cuida da escolha das melhores embalagens e métodos de transporte para que o produto mantenha suas características originais até chegar ao consumidor.

Benefícios de uma boa logística aplicada

Quem investe em uma boa estratégia e execução do seu plano de logística, desfruta de diversos benefícios em relação à concorrência.

A primeira vantagem que podemos citar é a economia de recursos, tempo e de dinheiro.

Ao se certificar de que a cadeia de distribuição está bem estruturada e segura, a empresa pode reduzir significativamente seus desperdícios.

Isso porque a área trabalha no sentido de garantir que todo o processo seja equilibrado e eficiente, o que certamente deve reverberar positivamente com a clientela.

No fim, uma boa logística aplicada traz vantagens em praticamente todos os níveis do negócio, pois ajuda a manter o trabalho organizado e a produção sob controle.

Como enxugar processos de logística?

Como vimos, bons processos de logística vão além de programar rotas de transporte e contratar entregadores.

Ao contrário do que se imagina, a área cuida de muitas outras questões que vão garantir bons resultados para os negócios.

Nesse sentido, uma boa gestão estratégica deve também se preocupar em enxugar seus processos por meio do corte de desperdícios e de atividades redundantes.

A Logística Lean, como é conhecida no mercado, é a área que se especializa em trazer os princípios do Pensamento Enxuto para dentro das cadeias de armazenamento e distribuição.

Logística 4.0

A Logística 4.0 descreve um novo momento para a logística onde é incentivado o uso da tecnologia para garantir cadeias mais eficientes e com maior controle para o gestor.

Para isso, as empresas têm utilizado da internet para construir sistemas integrados onde as informações são atualizadas em tempo real.

Se você já comprou algum produto pela internet e acompanhou a entrega pelo rastreamento online, certamente já utilizou de um desses sistemas.

Além de garantir mais eficiência e controle para as empresas, a Logística 4.0 também contribui para melhorar o relacionamento com o cliente.

Conclusão

O conceito de logística é amplo e engloba diversas questões que são importantes para a gestão dos estoques, dos insumos disponíveis e das cadeias de distribuição.

Assim, o gestor tem mais controle sobre os resultados do seu negócio ao mesmo tempo em que garante a continuidade da produção.

Hoje em dia, a internet pode e deve ser utilizada para garantir melhores resultados por meio da Logística 4.0.

Para saber mais sobre assuntos relacionados à produção e à gestão da qualidade, continue acompanhando nosso blog.

post

1 comentário em “Logística: conheça os conceitos e para que serve?”

  1. Pingback: Pilares do Lean: quais são e quais princípios afirmam

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter

E receba por email novos conteúdos assim que forem publicados!

Desenvolvido por: