Você já ouviu falar em John Kotter?
Por mais que você não reconheça o nome, provavelmente já lidou com suas técnicas para a gestão de mudanças dentro da administração de empresas.
Hoje vamos falar um pouco sobre esse teórico que tanto contribuiu com o empreendedorismo e discutir o seu legado para a área.
Quem é John Kotter?
Criador da metodologia dos 8 passos, John Kotter é um autor estadunidense que ficou conhecido por suas contribuições no campo da gestão de mudanças.
Como professor, ele inclui o corpo docente da Harvard Business School, onde ensina sobre liderança de acordo com a linha teórica de Konosuke Matsushita.
Fora da sala de aula, foi responsável por fundar a Kotter International, uma empresa de consultoria empresarial com sedes em Boston e Seattle.
Quais são os 8 passos de Kotter?
O mercado muda o tempo todo e, por isso, as empresas precisam estar preparadas para mudar também.
Foi pensando nisso que John Kotter elaborou sua metodologia onde propõe um check-list para que o empreendedor possa lidar com esses momentos da melhor forma possível.
Sem mais delongas, abaixo você conhece os 8 passos de Kotter para uma boa gestão de mudanças.
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Crie senso de urgência
O primeiro passo para que qualquer mudança ocorra dentro de uma empresa deve ser convencer todos os diretores e funcionários sobre a importância daquela transformação.
Criar um senso de urgência não significa pressionar os funcionários nem mentir sobre a importância de uma entrega.
Muito pelo contrário: é preciso manter uma comunicação honesta e capaz de educar todos sobre a real importância do que está sendo feito.
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Forme alianças poderosas
Apesar de clichê, o ditado popular de que “uma andorinha só não faz verão” tem certo teor de verdade.
Antes de sair propondo a sua revolução, certifique-se de ter ao seu lado pessoas chave da instituição que poderão ajudá-lo a convencer os outros sobre a importância do projeto.
Esses indivíduos não precisam ser necessariamente escolhidos por posição hierárquica, é preciso avaliar a influência social e política de cada um dentro da organização.
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Crie uma visão para a mudança
De nada adianta propor várias transformações para os negócios se você não é capaz de apresentar uma visão sólida dessa mudança para sua equipe.
Portanto, planeje bem o que você quer mudar e construa uma imagem do resultado ideal.
Essa visão de futuro deve então se apresentada ao time de maneira concisa e clara, destacando os valores que constroem a nova realidade proposta.
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Invista na comunicação
Nenhuma das três etapas anteriores será bem executada, porém, se não houver uma boa comunicação estabelecida entre a liderança e o restante dos trabalhadores.
Lembre-se que a gestão de mudança compete com as atividades do cotidiano da produção – que não pode parar – e, por isso, é importante oferecer canais de comunicação eficazes para orientar o time durante todo o processo.
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Empodere toda a base
Até aqui já falamos um pouco sobre a importância de incluir profissionais de todos os níveis hierárquicos no processo de mudança – mas como fazer isso?
Kotter propõe que o caminho para garantir a participação é o empoderamento dos indivíduos.
Assim, ele defende que é preciso dar voz e ouvir todos os trabalhadores desde a base para ter uma noção fiel das fortalezas e desafio do processo produtivo.
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Crie metas de curto prazo
Um bom jeito de garantir a evolução de um projeto é com a criação de metas de curto prazo.
Dentro da gestão de mudanças, essas metas funcionam como um mecanismo de controle para o gestor acompanhar o andamento das atividades.
Ainda é possível criar incentivos para os trabalhadores e mantê-los motivados quanto ao cumprimento dos objetivos.
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Não diminua o ritmo
Um erro comum entre empreendedores – que foi previsto Kotter nesse tópico – é o de cantar vitória antes do tempo.
É importante não diminuir o ritmo assim que os primeiros resultados forem observados, pois mudanças estruturais verdadeiramente profundas e duradoras levam tempo para serem absorvidas totalmente à cultura organizacional da empresa.
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Torne a mudança parte da cultura organizacional
O objetivo final de qualquer processo de gestão de mudanças é fazer com que os novos modelos que estão sendo propostos se incorporem por completo à cultura organizacional.
É isso – e apenas isso – que garante que os novos modelos, técnicas e processos vão perdurar por tempo indeterminado e continuar sendo postos em prática mesmo longe dos olhos do gestor.
Uma vez que as mudanças forem incorporadas à cultura organizacional, elas se tornam parte do ethos da companhia e a tendência é que sigam sendo desenvolvidas mesmo com a renovação da equipe.
Conclusão
Vivemos hoje em um mundo que está em constante transformação e, no meio disso, as empresas também precisam se transformar para manterem-se relevantes no mercado.
Com isso em mente, o professor e especialista em negócios John Kotter criou seus 8 passos para a gestão de mudanças.
Quem segue a risca suas recomendações e mantém uma disciplina em suas ações poderá observar benefícios imediatos e duradouros para seu empreendimento.
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