O universo empresarial está em evolução constante. Estar atualizado nas tendências de mercado e melhores metodologias para gerir seus negócios é o único modo de se manter competitivo.
Um bom administrador leva em consideração os mais variados métodos para tornar sua gestão mais dinâmica e eficaz. Para quem quer melhorar seus resultados, a Visão Sistêmica pode ser uma solução altamente eficiente.
O que é visão sistêmica?
A definição de sistema pode ser considerada como uma entidade a qual a existência depende de mútuas interações entre seus componentes. Esse é um forte indicativo do que se trata esse tipo de comportamento, que tem sido muito valorizado no mercado de trabalho.
A visão sistêmica consiste em ser capaz de observar e entender o cenário como um todo, analisando todos os agentes e situações. Parece ser uma coisa simples, mas poucos gestores e empresas conseguem colocar em prática esse conceito de maneira eficiente.
Cinco passos simples para desenvolver uma visão sistêmica
Para implementar uma visão sistêmica na sua empresa, é necessário analisar todos os processos que fazem parte da sua cadeia produtiva. Isso implica na desconstrução do conceito de setores, que reforça a percepção de divisões estratificadas dentro da empresa.
Um processo é fluido e integra diversos setores dentro do seu negócio. É bem mais eficaz entender assim a dinâmica da produção. Por exemplo, se o objetivo principal da empresa é vender, existem de três a quatro setores envolvidos: produção, comercial, financeiro e logística.
Conheça sua empresa a fundo
É muito importante conhecer profundamente todo o fluxo de produção da sua organização. Entender quais são os pontos de entrada e saída de produtos, estreitar relação com fornecedores e estudar a fundo a necessidade do cliente para elaborar seus itens.
Assim, você pode ter uma visão mais ampla dos seus processos e identificar os pontos de maior dificuldade.
Entenda a estrutura de cada setor
Cada setor da sua empresa tem suas próprias características, e elas precisam ser respeitadas.
A visão sistêmica demanda um conhecimento amplo da realidade empresarial. Isso implica tarefas como
- entender quais as principais funções desenvolvidas nos setores;
- qual a metodologia de trabalho aplicada;
- quantos funcionários são necessários para o funcionamento pleno;
- otimizar a relação entre gestor e sua equipe.
Missão, visão e valores, você conhece?
Estudar o tripé “missão, visão e valores” pode ser um bom início para a implementação da visão sistêmica. Eles são fundamentais para a organização e desenvolvimento da sua empresa.
Quando esses pilares são bem estabelecidos, é possível fazer o planejamento estratégico. Com o planejamento, chegam as mudanças, tais como direcionar funcionários entre setores para torná-los mais eficazes e otimizar o atendimento para criar vínculos com seus clientes para captar, reter e fidelizar.
Mas é importante ressaltar, assim que for definido o tripé, é de suma importância que ele seja respeitado por todos os colaboradores, gestores e diretores da empresa e difundido em dinâmicas empresariais e nos processos seletivos.
Organize-se estruturalmente
Criar estruturas dentro da empresa também é uma forma de visualizar mais facilmente quais processos são deficitários ou eficientes.
O papel de um bom gestor nesse caso é treinar os funcionários, dar ferramentas para que eles aperfeiçoem seus conhecimentos. Tudo isso faz com que eles entendam a empresa como uma máquina que depende das engrenagens trabalhando em conjunto.
Isso é muito importante para que as estruturas da empresa sejam otimizadas, gerando menos desperdícios humanos e materiais, melhorando os resultados.
Promova a Melhoria Contínua
Antes de iniciar as mudanças necessárias para tornar sua empresa um sistema de alta eficiência, é importante conhecer alguns conceitos como a melhoria contínua .
É necessário ficar sempre atento aos números e analisar com cuidado todas as variáveis para tornar seus processos cada vez mais eficazes e com menos desperdício.
Existem cursos como o Lean Seis Sigma que podem ajudar a conhecer melhor conceitos fundamentais para quem quer se manter atualizado e fazer a diferença dentro da organização onde atua.
Qual a importância da Visão Sistêmica?
O primeiro ponto de importância está no mercado de trabalho. Para as empresas, é fundamental contar com a entrada de profissionais qualificados, e que seguem os conceitos de visão sistêmica.
O profissional pensa a empresa como um sistema, um organismo que que deve ter sincronia para se manter saudável e operacional.
Visão Sistêmica para líderes
Para gestores é fundamental ter essa capacidade. Pela natureza de tomada de decisões quando se está em cargos de liderança, além de comandar relações internas e externas, ter uma visão ampla do funcionamento da empresa é muito importante.
Para tomar as melhores decisões, apostar em inovações e definir planos de ação para que seus objetivos sejam alcançados de maneira eficiente é essencial se manter por dentro dos conceitos mais modernos de administração e estudar casos sucesso.
Um bom líder também treina seus colaboradores para que eles também desenvolvam uma visão mais ampla sobre os processos da organização.
Visão Sistêmica para colaboradores
O ganho para os colaboradores está no seu posicionamento dentro da empresa. Quando o funcionário se enxerga como um protagonista e sabe reconhecer seu valor para a cadeia produtiva, o rendimento se torna superior e a coordenação de trabalho se amplia.
O colaborador que se mantém por dentro dos assuntos relevantes à sua organização é proativo e pensa soluções para os problemas práticos do dia-a-dia. E ele tende a ascender no quadro funcional da empresa, muitas vezes chegando aos cargos mais altos.
Conclusão
Podemos perceber que a visão sistêmica não é necessariamente uma metodologia de trabalho, mas sim uma capacidade que pode e deve ser treinada e estimulada dentro do mercado.
Quando você começa a enxergar seus processos de forma sistêmica, a chance de você conseguir prever problemas e antecipar as soluções aumenta muito.
Além disso, fica mais fácil traçar objetivos e analisar os resultados com um olhar mais atento de acordo com os processos otimizados.
Por último, é necessário dizer que conhecimento nunca é perdido, então, se manter atualizado nas principais correntes do mercado não vai te auxiliar somente como um bom gestor ou colaborador.
Estudar sobre essas tendências é necessário para seu crescimento pessoal e pode te ajudar a chegar mais longe e alcançar os objetivos que você tanto almeja.
Curtiu este conteúdo? Aproveite e o compartilhe em suas redes sociais!
Temos certeza que ele ajudará mais pessoas a terem uma visão sistêmica de todos os processos.
Pingback: Tipos de liderança: quais são e qual é o mais adequado