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Kaizen: o que é, princípios, etapas e dicas para aplicar na empresa

Você sabe o que é Kaizen e qual a sua utilidade para garantir a qualidade dos processos e produtos adotados pelo seu negócio?

Em meio a tantas ferramentas disponíveis, poucas provaram seu valor e continuam a oferecer soluções duradouras às empresas. 

E não existe exemplo melhor nesse aspecto do que o Kaizen.

Esse sistema é capaz de aumentar a produtividade e ainda reduzir diversos dos seus custos.

Neste conteúdo, vamos explicar como essa filosofia pode proporcionar vantagens competitivas para que o seu negócio cresça de forma sustentável e muito mais.

O que é Kaizen?

Kaizen é um conceito japonês que estabelece uma metodologia para a melhoria contínua. 

Aplicado em empresas, envolve pequenas mudanças diárias para aumentar a eficiência, qualidade e produtividade. 

Baseia-se na cultura de aprendizado, envolvimento dos colaboradores e eliminação de desperdícios, sendo essencial para a gestão Lean e a otimização de processos.

Sua enorme popularidade se explica pelos variados benefícios que ele traz para os colaboradores das empresas que o adotam e, principalmente, para a gestão.

Além disso, a sua aplicação atende a diferentes objetivos, incluindo:

  • Educar as pessoas a buscarem recursos
  • Implementação de uma cultura de melhoria contínua
  • Trabalhar por uma meta
  • Transferência de conhecimentos
  • Percepção sobre quando eliminar, reduzir ou mudar uma atividade.

Quem criou o método Kaizen?

Masaaki Imai foi pioneiro na abordagem do método e escritor do livro “Kaizen – The secret to Japan’s competitive success” (Kaizen – O segredo do sucesso e competitividade dos japoneses, em tradução livre).

Ele defende a seguinte definição:

“A terminologia sugere uma melhoria que envolve todos os envolvidos no seu negócio, gerentes e demais funcionários, compreendendo também o significado de baixas despesas.”

E complementa dizendo:

 “A filosofia Kaizen indica que a maneira de cada indivíduo em lidar com as suas atividades diárias deve estar focada em um esforço constante de melhoria.”

Imai é também fundador do Instituto Kaizen, que tem entre seus objetivos difundir o conhecimento sobre a metodologia e filosofia.

Ele defende a crença de que as pessoas podem melhorar progressivamente e que isso reflete diretamente no desenvolvimento da empresa e dos resultados obtidos.

O Kaizen visa satisfação e responsabilidade, pois considera o trabalhador como a peça mais preciosa de todo o sistema e o trabalho em equipe como a única forma de promover o desenvolvimento.

O que significa o termo Kaizen?

A palavra Kaizen, cuja origem é japonesa, se divide em duas partes: Kai, que significa mudar, e Zen, que significa melhor.

Portanto, em tradução literal, podemos dizer que a palavra significa “mudar para melhor”. 

Mas com o tempo, o termo passou a ser traduzido para uma expressão bastante conhecida: “melhoria contínua”.

O próprio Masaaki Imai defende, entretanto, uma tradução mais aprofundada da terminologia. Segundo sua explicação, “Kaizen = Everyday – Everybody – Everywhere – Improvement”.

Dessa forma, para Masaaki, o Kaizen trata-se de uma filosofia que busca provocar melhorias diárias, envolvendo todos os colaboradores da sua empresa e todos os setores existentes.

Qual a origem do Kaizen?

A origem do conceito Kaizen remonta ao pós Segunda Guerra Mundial, em um período de necessidade, onde o Japão se deparava com uma grave crise, totalmente devastado e sem muitos recursos.

O país precisava encontrar meios de competir contra grandes marcas estrangeiras e ainda abastecer seu próprio mercado. 

O grande desafio era produzir mais utilizando menos. 

Por isso, as empresas japonesas passaram a trabalhar pensando sempre na qualidade do processo e na redução de todo tipo de desperdício.

Com o seu crescente sucesso, o método passou a ser divulgado para o mundo todo, chegando nos mais diferentes mercados e negócios.

Para além da obtenção de lucro para a empresa, o Kaizen promove uma cultura de participação dos funcionários, com melhorias ditadas pela necessidade, a eliminação de desperdícios e a satisfação aos clientes.

É de grande importância lembrar que o sistema Kaizen nasceu dentro do Lean Manufacturing, uma metodologia focada na eficiência. 

Seu objetivo é entregar ao cliente o que ele deseja, na hora que ele quer e da maneira exata como ele espera.

O Kaizen pode ser aplicado em toda empresa, independente do seu porte ou número de funcionários.

Apesar da sua flexibilidade, o ideal é adotá-lo com outras metodologias de melhoria, sendo a principal delas a Lean Six Sigma, junto a frameworks como o Scrum.

Para que serve o método Kaizen?

Melhorar continuamente é um pressuposto para alcançar a qualidade total.

Uma empresa que não se compromete a aprimorar seus processos o tempo todo é forte candidata a naufragar.

Isso porque abdicar do aperfeiçoamento leva para a zona de conforto, sinônimo de acomodação.

Sendo assim, o método Kaizen serve como um antídoto contra os males em potencial que essa perigosa postura pode causar.

Em uma empresa permanentemente engajada em ações de melhoria, o resultado não pode ser outro que não a excelência e a qualidade em tudo que se faz.

Onde aplicar o sistema Kaizen?

Por ser também uma filosofia, o sistema Kaizen pode ser aplicado em todas as atividades produtivas.

Não há segmento, setor, indústria ou departamento que não possa ser positivamente impactado a partir desse conceito.

Contudo, em certos processos e em áreas específicas o Kaizen se revela ainda mais efetivo.

Alguns exemplos são:

  • Gestão: ao aprimorar os fluxos dos processos e os métodos de gestão da informação
  • Entrega: diminuindo o tempo de entrega, tanto interna quanto externamente
  • Qualidade: dando um “upgrade” nos procedimentos operacionais e atividades de rotina
  • Segurança: proporcionando um ambiente seguro e propício à melhoria de produtos, serviços e processos em geral
  • Custos: tornando uma empresa escalável, demandando menos recursos ao realizar suas atividades.

Benefícios do Kaizen para a melhoria contínua

Empresas e profissionais que assumem o compromisso de se aperfeiçoar continuamente dificilmente são superados.

Por isso, o Kaizen é um caminho para alcançar resultados acima da média, levando inevitavelmente ao sucesso em tudo que se faz.

A lista de benefícios que esse sistema traz é extensa, então, para ficarmos apenas nos mais relevantes, destacamos:

Melhora da qualidade

Empresas que entregam produtos e serviços cada vez melhores passam a ser referência, tornando-se assim imbatíveis.

O Kaizen é, nesse sentido, a solução indicada para levar o negócio ao chamado “oceano azul”.

Esse é o termo criado pelos autores do livro homônimo, Renée Mauborgne, W. Chan Kim e W. Chan Kim, segundo o qual uma empresa nessa condição não tem concorrentes.

Mas, para isso, é necessário alcançar um padrão de qualidade e excelência em todas as atividades, da principal até as de back office.

A filosofia Kaizen cai como uma luva nesse aspecto, já que, como vimos, seu foco é na melhoria constante, com processos ininterruptos de aperfeiçoamento.

Diminuição das perdas

Principalmente na indústria, diminuir o desperdício deve ser uma “obsessão”, considerando que esse é um pressuposto da qualidade.

Vimos que o Kaizen é uma das bases da metodologia Lean Manufacturing de produção enxuta.

A propósito, o termo “enxuta” não é por acaso. Ele nos remete à necessidade de enxugar os processos o máximo possível, sem prejuízo da qualidade.

O princípio básico para alcançar esse padrão é reduzir toda e qualquer fonte de desperdício, focando nos chamados 8 desperdícios Lean.

Qualificação da mão de obra

Talento não é nada quando não se trabalha para desenvolver as hard skills necessárias. 

É isso que o Kaizen defende no âmbito individual.

Desde sempre, os mentores do Kaizen perceberam que, sem o engajamento de todos, melhorar não passa de uma mera abstração.

Ou seja, não existe melhora da gestão se, no chão de fábrica, as operações não seguem a mesma linha de atuação e de pensamento.

Assim sendo, o Kaizen propõe a participação de todos, a fim de que a melhoria seja percebida em todos os níveis de atividade.

Faz todo sentido, até porque, para que um produto faça sucesso com o público externo, é preciso que ele seja bem visto primeiro pelo público interno.

Melhora do ambiente

Um dos efeitos diretos da aplicação do Kaizen é a melhora do clima organizacional.

As empresas em todo o mundo se ressentem cada vez mais de lideranças e de pessoas que não tenham medo de assumir responsabilidades.

Uma das condições para isso é ter um ambiente interno saudável, em que as pessoas sintam que podem se expressar e colaborar sem julgamentos ou críticas destrutivas.

Implementar o Kaizen é uma saída para o desafio de melhorar o ambiente de uma empresa, que se torna propício ao surgimento de líderes.

Bem-estar no trabalho

Outro pilar do Kaizen é a comunicação, afinal, nele se defende a cultura do feedback e o encorajamento das iniciativas.

As pessoas se sentem mais confiantes em dar opiniões e colaborar em uma esfera de cooperação em alto nível.

É mais ou menos como uma seleção natural, em que os profissionais realmente capacitados sentem que podem “soltar o jogo” e colocar todo seu potencial para fora.

As relações e as atividades passam a ser niveladas por cima, o que se reflete em uma percepção de maior bem-estar e contentamento com o trabalho.

Como funciona o Kaizen?

Enquanto método, o Kaizen é todo orientado a processos.

Isso quer dizer que o resultado daquilo que se faz depende diretamente de como são geridas as entradas, saídas e o que acontece entre uma e outra na empresa.

A qualidade de um produto, por exemplo, dependerá da forma como sua matéria prima é tratada, dos processos de transformação a que é submetida e de como é distribuída.

Uma referência no assunto é o livro “Out of the Crisis”, de autoria do célebre Willian E. Deming.

Além de ressaltar a importância dos processos para a melhoria contínua, ele aponta para uma série de procedimentos e medidas a serem observadas, com destaque para:

  • A qualidade deve estar sempre em primeiro lugar
  • Redução de custos sem prejuízo na qualidade
  • Melhora do clima organizacional
  • Instituição de uma cultura de combate ao desperdício
  • Eliminação dos “silos”.

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Quais os 5 princípios do Kaizen?

Mencionamos antes que o Kaizen é uma filosofia, o que pode dar a impressão de que se trata de algo teórico ou sem muita aplicação prática.

Na verdade, é o contrário disso: funciona como um conjunto de ferramentas que, somadas, compõem o seu “arsenal” de utilidades.

Todas são importantes, mas uma em especial se destaca por sintetizar como nenhuma outra a essência da metodologia. 

Assim pode ser definida a ferramenta 5S, em que cada S pode ser definido como descrito nos tópicos a seguir.

1. Seiri (Separar e descartar)

Consiste em eliminar tudo o que não é necessário no ambiente de trabalho. 

O objetivo é manter apenas o que tem utilidade, reduzindo desperdícios e aumentando a produtividade.

Em um escritório, por exemplo, o foco pode ser remover documentos desatualizados. Na indústria, o descarte de ferramentas quebradas e por aí vai.

2. Seiton (Organizar)

Depois de eliminar o que não é útil, é preciso organizar o que ficou. 

Cada item deve ter um lugar específico, facilitando o acesso e evitando o desperdício de tempo.

Assim fazem as empresas que trabalham com sistemas de etiquetagem para identificar onde cada ferramenta ou documento está armazenado, entre outras soluções.

3. Seiso (Limpar e inspecionar)

Manter o ambiente limpo não é apenas uma questão de higiene, mas também ajuda na identificação de problemas mais rapidamente. 

Ou seja, a limpeza ajuda a detectar falhas e melhora o bem-estar dos trabalhadores, promovendo também o bem estar e a segurança.

4. Seiketsu (Padronizar)

Limpeza, organização e descarte são processos que demandam ações contínuas que, como tais, precisam ser padronizadas no tempo e no espaço.

Assim diz o “S” de Seiketsu, voltado à elaboração de normas e regras para que a organização e a limpeza sejam mantidas no dia a dia, com checklists diários para garantir que as equipes sigam os procedimentos de organização e limpeza.

5. Shitsuke (Disciplina)

O 5S não é um projeto isolado, mas um sistema que é um pressuposto da qualidade, devendo por isso ser continuamente praticado.

Para que dê resultados, ele requer disciplina e comprometimento da equipe para que as melhorias sejam duradouras.

Por isso, as empresas pautadas no Kaizen realizam treinamentos periódicos para reforçar a importância dos 5S e manter a cultura da melhoria contínua.

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Como utilizar o Kaizen na prática

Não existem restrições que impeçam uma empresa de implementar o Kaizen. 

Basta que todos os envolvidos estejam dispostos a realmente incorporar esse conhecimento a todos os seus processos.

Neste momento, você e sua equipe já devem ter compreendido a sua importância, mas podem não saber por onde começar a aplicá-lo.

Masaaki Imai defende que o Kaizen pode ser implantado através da administração, possibilitando que os gestores transformem boas práticas relacionadas à melhoria em padrões.

Outra forma de aplicação é através de um grupo. 

Nele, cada participante deve ter consciência coletiva e envolver-se verdadeiramente na mudança de hábitos.

Entretanto, cada grupo precisa de um líder para dar um direcionamento a respeito dos passos a serem dados e treinamentos especializados.

O Kaizen lida individualmente com as pessoas, a fim de estimular cada um a melhorar diariamente, desempenhando com afinco as atividades propostas. 

Pensando nisso, elaboramos um passo a passo para te ajudar a entender melhor como se dá a implantação deste sistema na sua organização, independentemente do seu porte.

1. Elaboração do projeto

Assim como qualquer outro projeto, o Kaizen também precisa de planejamento para ser implantado.

Ele deve conter metas, prazo de duração, equipes envolvidas e indicadores de desempenho (KPIs).

Um cronograma bem elaborado deve existir para que todas as etapas da implementação estejam dispostas nele, do mesmo modo que deve conter também as ferramentas necessárias e o responsável por garantir sua realização.

Apesar de envolver todos os indivíduos do seu empreendimento, definir lideranças é de extrema importância para atingir o sucesso. 

Então, é preciso nomear pessoas-chave para que ocorra a transformação de ideias em ações em todos os níveis operacionais.

2. Dia do evento

Chegou a hora de realizar a aplicação do método Kaizen na sua empresa. 

É o momento de apresentar o escopo e as metas de melhoria para todos os colaboradores.

Após realizar a coleta de dados e análise destes, os envolvidos precisam expor suas constatações. 

Só assim é possível iniciar o trabalho de identificar as causas de problemas e as melhores práticas para eliminá-las.

3. Plano de ação

A implementação do sistema já terminou na etapa anterior, mas algumas pendências ficaram para trás: problemas que ainda precisam de uma solução, embora já exista alguma resposta em mente.

Dessa maneira, um planejamento é elaborado para que as ações tidas como solução sejam colocadas de fato em prática. 

Assim, torna-se dever dos líderes e supervisores deste projeto aplicado na sua empresa cobrar pelos resultados estabelecidos e desejados.

Cada ação precisa ser aplicada em algumas fases e o problema detectado deve ser completamente eliminado após o cumprimento de todas elas.

Sabendo disso, você pode perceber que faz parte dessa etapa a avaliação das melhorias obtidas e também questões de combate aos desperdícios, produtividade e sucesso geral da empresa.

Etapas da metodologia Kaizen

A melhoria contínua acontece a partir de projetos sucessivos.

Portanto, toda e qualquer iniciativa visando ao aperfeiçoamento deve ser tratada como um programa com início, meio e fim.

Com o tempo, a metodologia Kaizen passa a fazer parte da cultura da empresa, absorvida naturalmente por todos os setores.

Para isso, é fundamental não pular as etapas necessárias para sua correta implementação.

Veja a seguir.

Antes

“Toda grande jornada começa com o primeiro passo”, diz o provérbio.

Melhorar continuamente é um compromisso constante e é preciso visão de longo prazo para desenvolver essa abordagem.

Comece então pelas seguintes definições:

  • Identificação de oportunidades de melhoria 
  • Escolha das lideranças dos projetos
  • Seleção dos membros das equipes
  • Definição dos objetivos por meio das metas SMART
  • Construção de um plano de ação
  • Desenvolvimento da solução
  • Avaliação do processo.

Durante

A ideia em um processo de melhoria é evitar a sempre trabalhosa redefinição do planejamento.

Essa é a típica situação em que a empresa se vê tendo que “trocar o pneu com o carro andando”, na qual os ajustes levam a começar do zero novamente.

Veja o que fazer para que isso não aconteça:

  • Teste as melhorias antes de implementá-las
  • Discuta em sessões de brainstorming sobre o andamento do projeto
  • Monitore os resultados diuturnamente, fazendo ajustes pontuais sempre que necessário.

Depois

O trabalho do gestor não acaba quando as ações de melhoria são implementadas.

Como vimos, a metodologia Kaizen defende a melhoria ininterrupta, portanto, até as ações de melhoria podem e devem ser aprimoradas por meio de:

  • Apresentação dos resultados
  • Análise dos resultados conforme os objetivos propostos
  • Estandardização de soluções (as melhorias passam a ser um novo padrão)
  • Planejamento de ações futuras tendo em vista novos ciclos de melhoria.

Como combinar Kaizen e outras ferramentas da qualidade

Sendo um método que busca reduzir desperdícios, o Kaizen é associado a diversas outras ferramentas da qualidade e filosofias que visam a produção enxuta e otimizada.

Essa combinação ocorre a fim de tornar ainda melhor as chances de alcançar os objetivos deste sistema. 

A primeira sobre a qual vamos falar já foi até mesmo mencionada: Kaizen e Lean.

Abordaremos a seguir, também, a associação bastante utilizada do sistema Kaizen com o PDSA — uma das variações do PDCA — que ajuda no desenvolvimento de um ciclo ininterrupto de melhorias.

Além desses exemplos, é comum a utilização de outras ferramentas e metodologias, como o Just in Time e Six Sigma.

Essas têm também como objetivo central o aumento da produtividade, a redução de desperdício e estoques tornando os processos de compras de matérias primas mais próximos da sua utilização.

Lean Manufacturing

No começo, as melhorias obtidas com o Kaizen são pequenas e incrementais, mas com o tempo seus resultados são consistentes e indiscutíveis.

O conceito estimula a melhoria na produtividade e age em qualquer empresa de maneira contínua, servindo como guia à criação de uma cultura de melhoria.

Isso tudo é possível porque esse sistema trabalha por meio de uma nova abordagem cultural que leve a sua empresa à melhoria de processos.

Lembrando que Kaizen não é exatamente uma metodologia, mas sim uma técnica de implantação de melhorias contínuas aplicada aos poucos e de maneira constante, cujo êxito se verifica quando ele se encontra arraigado na cultura da empresa e de seus funcionários.

Por sua vez, o Lean trata-se de uma metodologia com técnicas de localização e eliminação dos desperdícios do fluxo de valor presentes no seu empreendimento.

Mesmo assim, tanto o Kaizen quanto o Lean podem ser aplicados juntos, de forma complementar, trazendo ainda mais resultados para os negócios gerados pela sua empresa.

PDSA

Os conhecimentos presentes no ciclo PDSA permitem estruturar a aplicação do sistema Kaizen com muito mais agilidade.

Este método surgiu, do mesmo modo que o PDSA, como um formato padronizado de registro das atividades realizadas por um pequeno grupo de melhoria.

E a primeira etapa de um projeto que se aproveita dos benefícios que essa ferramenta traz é escolher os problemas ou falhas a serem sanadas.

Diante do passo seguinte de realizar a escolha de um problema para se trabalhar, levando em consideração a prioridade, importância, urgência ou situação econômica, temos como resultado o objetivo do PDSA.

Nesse momento, vocês podem seguir algumas alternativas, entre elas está uma não excludente: a coleta de dados.

A importância de coletar e analisar os dados está relacionada com a capacidade para identificar a causa raiz de um problema. Possibilitando, em sequência, o início da implementação de contra medidas.

Após essas etapas, a gestão deve certificar-se de que os efeitos produzidos pelas contra medidas foram os desejados. 

Caso contrário, a equipe deverá retomar todos os processos.

No caso da identificação de resultados eficientes, devem ser estabelecidos ou revisados os padrões adotados para evitar a recorrência dos problemas.

Como você pode perceber, o Kaizen e o PDSA podem ser associados a fim de as estágios necessários para aplicação do sistema se relacione a cada fase do ciclo:

  • Plan
  • Do
  • Study
  • Act.

Outro mérito conquistado com o uso em conjunto dessas duas habilidades, que vai além da solução de problemas baseados em análise de dados, é a capacidade de comunicação gerada.

Assim, é possível mostrar como o problema foi resolvido de forma clara e lógica, e também registrar as atividades de melhoria realizadas.

Just-in-time

O Just-in-Time (JIT) é, além de uma ferramenta, um conceito para guiar processos produtivos.

Ele toma como base a produção puxada pela demanda, na qual é o mercado quem dita quanto uma empresa deve produzir.

É diferente, por exemplo, do conceito fordista, no qual é a produção quem dita o quanto o mercado deve absorver. 

Por isso, o JIT é uma abordagem muito mais enxuta, pois depende da racionalização da produção e da eliminação do desperdício para ser aplicada.

Manutenção Produtiva Total (TPM)

A Manutenção Produtiva Total, mais conhecida pela sigla em inglês TPM, consiste na aplicação dos princípios Kaizen na indústria, com foco na manutenção de máquinas e equipamentos.

Para isso, ela faz uso de indicadores como o índice de Eficácia Geral do Equipamento (OEE), entre outros instrumentos de controle.

Requisitos para aplicar o Kaizen

Agora que o seu conhecimento sobre este método é maior, você e sua equipe podem focar os seus esforços para realizar as melhorias estabelecidas e alinhadas aos seus objetivos organizacionais.

Porém, durante a procura contínua em aplicar aquilo que é determinado pelos processos adquiridos através da cultura deste sistema, é preciso considerar quatro requisitos fundamentais.

Estes requisitos vão além do envolvimento necessário de todo o time para que a implementação do Kaizen seja bem sucedida.

Eles auxiliarão a trabalhar com a maior produtividade, eficácia e eficiência que o uso desta ferramenta pode trazer ao seu negócio.

Restrições positivas

É preciso inicialmente estabelecer restrições a fim de impedir que algum produto, serviço ou atividade seja executado de maneira que não siga a conformidade desejada.

Esse é o primeiro requisito o qual é preciso seguir visando uma melhor implementação das técnicas deste sistema, principalmente no contexto industrial.

Restrições negativas

As restrições negativas são aquelas que podem dificultar ou impedir o bom andamento do processo aplicado ao seu negócio. 

Portanto, deve-se trabalhar na sua extinção.

Esse requisito visa combater qualquer ameaça que cause desperdícios à capacidade produtiva de inserir melhorias contínuas no dia a dia da sua organização.

Foco

Empresas têm recursos limitados que, segundo a filosofia Kaizen, não devem ser desperdiçados.

Nesse momento, devem ser realizadas a análise das atividades executadas e a avaliação do quão necessárias elas são, ou se existe algum desperdício que não agrega valor ao processo.

Somente com uma análise detalhada e imparcial é que a gestão será capaz de identificar essas atividades, cuja ocorrência é muito mais comum do que se imagina.

Simplificação

Nem todas as atividades podem ser eliminadas do processo, pois certamente algumas são vitais e agregam valor ao seu empreendimento.

O que pode ser feito é verificar se elas estão sendo realizadas da melhor maneira possível. 

Isto é, de forma que aproveite de toda a sua capacidade produtiva.

Vale buscar modos mais simples de executar cada atividade, minimizando a chance de erros, facilitando a execução, redesenhando processos e diversas outras ações inseridas no contexto.

Qual o papel da liderança na implementação do Kaizen?

A partir do que vimos, o Kaizen não pode gerar os bons resultados esperados sem a participação de todos.

Os colaboradores no chão de fábrica, por sua vez, demandam orientação para que saibam o que fazer, quando fazer e como fazer.

Essa é a função das lideranças que serão responsáveis por disseminar a cultura de melhoria contínua e de redução dos desperdícios.

A Escola EDTI ajuda sua empresa a formar essas lideranças, em nossos cursos EAD e nosso programa EDTI for Business.

Onde aprender mais sobre Kaizen?

A metodologia Kaizen é bastante rica em conceitos, princípios, ferramentas e técnicas.

Para dominá-la, é fundamental contar com o suporte de uma instituição de ensino capaz de oferecer uma formação dentro da metodologia Lean, à qual a Kaizen se associa.

Assim são os cursos da Escola EDTI, sua melhor alternativa para se qualificar nos métodos Kaizen e Lean em cursos Green Belt e Black Belt presenciais.

Conclusão

Empresas que adotam o Kaizen percebem grandes resultados,algumas em um espaço relativamente curto de tempo. 

Em geral, elas observam uma diminuição dos desperdícios e das margens de erros nos seus processos.

Consequentemente, um negócio que escolhe aplicar o Kaizen nos seus processos conquista um aumento na sua capacidade produtiva como uma das principais melhorias obtidas.

Essa é a ferramenta ideal para quem busca um diferencial na competitividade. 

Através dela, aumentam as chances de conquistar uma posição de destaque entre os seus concorrentes.

Expanda ainda mais seus horizontes de conhecimento sobre melhoria e redução de desperdícios, baixando e lendo o ebook sobre Just-in-Time!

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