Quantos 5S eu já fiz em minha empresa?
Quando visito empresas que não estão muito organizadas em seu espaço físico, seja na fábrica, no almoxarifado ou mesmo no escritório, o primeiro tópico que o responsável pela área bagunçada me diz é: estou precisando NOVAMENTE fazer um 5S.
Acho muito interessante as pessoas dizerem NOVAMENTE. Se o 5S já foi feito em algum momento não é necessário fazê-lo de novo, correto? Não é o que vemos na prática. A maioria das pessoas não entende que o 5S é uma cultura de organização, e não apenas uma maneira bonita de dizer que precisamos arrumar a bagunça.
Como todos já sabem, o 5S é baseado em 2 sensos de organização, 1 senso de limpeza, 1 senso de saúde e 1 senso de autodisciplina. Seu grande objetivo é reduzir os desperdícios de tempo gerados pela bagunça. Usualmente, ao implementarmos a ferramenta, utilizamos apenas 4S, deixando o senso de autodisciplina, que rege todos os outros, esquecido.
Observemos a figura de um escritório desorganizado, o qual muitos de vocês devem vivenciar no dia-a-dia em algum lugar da fábrica ou escritório:
Ao se deparar com uma situação desta, usualmente o dono do local resolve organizar a bagunça e diz que vai fazer um 5S.
O trabalho começa e depois de algumas horas temos o seguinte resultado:
Pensamos: realmente o 5S é ótimo, os resultados são claros e observáveis em poucas horas. Agora não preciso perder tempo para procurar ferramentas ou documentos que precisava. O escritório fica organizado durante uma ou duas semanas e o que ocorre após esse período?
O escritório volta a ficar uma bagunça. E o que o responsável pelo escritório pensa quando percebe que está perdendo tempo com a bagunça? Preciso NOVAMENTE fazer um 5S.
O 5S deve ser encarado com uma filosofia de melhoria duradoura para que possamos colher seus frutos. Precisamos ter o senso de autodisciplina para nos mantermos organizados e não voltarmos ao estado anterior. Claro que de tempos em tempos precisamos organizar nossas ferramentas, documentos, estoque pois os sensos de utilização ou ordenação podem mudar, porém o senso de limpeza, saúde e autodisciplina não mudam.
Como você considera o seu 5S? Gostaria de ouvir comentários sobre como essa ferramenta é tratada em seu ambiente de trabalho.
Abraços.
[retweet]
Prezados,
Já tive a oportunidade de implementar por duas vezes em empresas diferentes o 5S, porém na primeira, cometi um erro mortal, eleboramos os programa, os procedimentos e foi top down o processo, sem muito envolvimento da base, mesmo com treinamentos, foi trabalhoso recuperar e esse gap deixado e reverter a situação para que fossem cumpridos os 5Ss. Na segunda vez procurei formar times de base, nomei lidees para os times, e cumpri o roteiro como é determinado e o mais dificil, como na primeira foi a disciplina, mas persistimos com os times e o sucesso veio mais rápido, porém as auditorias eram bem rigorosas e o foco era relembrado a todo momento. Por isso julgo o artigo acima muito pertinente e de suma importancia para esse programa.