Equipes de alto desempenho
Equipes de alto desempenho – As organizações, hoje em dia, vivem num clima de turbulência. Desde projetos pequenos até grandes estratégias, todos sofrem mudanças constantemente. Como exemplo, podemos citar as inúmeras alterações no escopo que um projeto sofre até sua finalização.
Para sobreviver a estes períodos de incertezas, times eficientes e produtivos são cada vez mais requisitados, e sua formação básica já é de conhecimento de muitos. Uma boa equipe deverá possuir conhecimentos, habilidades, experiências e perspectivas variadas. Além disto, a equipe precisa ter a sua disposição os recursos necessários para trabalhar. Não adianta montar uma equipe de alto desempenho se sua empresa não estiver preparada para ela. Estas organizações devem aprender fazer a gestão de equipes de alto desempenho.
Você já parou para pensar quais são as necessidades de uma equipe de alta performance? Primeiramente, é muito importante ter objetivos e propósitos muito claros, assim como a estratégia da empresa. Isso fornece direções e oferece aos membros o senso de valor e comprometimento necessários. Uma equipe precisa saber acima de tudo, para que ela foi formada e exatamente como seu trabalho impactará no resto da organização. Possuir uma equipe de alto desempenho, apesar de muito desejado pelas empresas, exige esforços.
Além disso, é necessário ter limites bem definidos. Desta forma, as equipes conhecerão o tempo e a verba disponíveis e ganharão maior poder de decisão. Isso contribui para que este grupo de pessoas consiga focar melhor em suas próprias metas, ao invés de se frustrar com problemas que não são de sua responsabilidade.
Por fim, as organizações precisam dar acesso a recursos e conhecimento, pois desta forma, respostas rápidas são possibilitadas. Com um conjunto de ações práticas bastante simples, o medo e resistência às mudanças é vencido!