Os Indicadores de desempenho logístico têm uma importância tão grande na vida das empresas de transportes, que deveriam ser ensinados pelos contadores antes do empresário abrir sua transportadora.
Porém, na prática, não é isso que acontece, a verdade é que a maioria das empresas de transporte usam um ou mais indicadores, mas não aproveitam o máximo que essa prática pode oferecer.
Indicadores de Desempenho Logístico:
Indicadores de Desempenho Logístico são métricas quantitativas que refletem a performance de uma empresa na realização de seus objetivos e estratégias.
Os indicadores de desempenho não são uma exclusividade da área de logística, pois também são muito utilizados em qualquer tipo de organização, seja de indústria, comércio ou de serviços.
Existem diversas razões para você usar os indicadores de desempenho logístico na sua empresa, entre elas estão:
- Busca da melhoria contínua no desempenho do seu negócio;
- Ter números reais e precisos como suporte para a tomada de decisão;
- Divulgação transparente dos resultados da empresa aos colaboradores e sócios.
Mas o maior diferencial, na minha visão, do uso dos indicadores de desempenho logístico, é a criação de uma cultura de excelência pelos serviços prestados aos seus clientes.
O cenário econômico atual está desastroso, e você pode tentar se diferenciar dos concorrentes pelo preço do frete (que pode quebrar o seu negócio), ou pela excelência de qualidade nos serviços.
A vantagem de cada um dos Indicadores de Desempenho Logístico
Outra característica dos indicadores de desempenho logístico é o baixo investimento, especialmente se comparado com o custo de consultorias e sistemas de gestão ultra qualificados.
Não que estes profissionais e sistemas não possam te ajudar, mas o problema é que, quando você paga uma pequena fortuna por estes serviços, você praticamente joga a responsabilidade pelo resultado nas mãos deles, e não é bem assim que funciona.
Além de relativamente fáceis de serem utilizados, os indicadores de desempenho logístico serão implementados por você e sua equipe, o que gera um sentimento de participação e compromisso em todos na empresa.
Apostar nos indicadores de desempenho é a garantia de sucesso do seu negócio de transportes, seja ele uma transportadora de 5 ou 500 veículos.
– Portanto, continue lendo este artigo para saber mais sobre:
– O que são, na prática, os indicadores de desempenho
– Como os indicadores podem ser utilizados em logística e transportes
– O que é o Balanced Scorecard
- Pela perspectiva financeira (10 indicadores)
- Pela perspectiva do cliente (7 indicadores)
- Pela perspectiva de processos internos (14 indicadores)
- Pela perspectiva de aprendizado e crescimento (6 indicadores)
– Como definir metas com a equipe
De que forma monitorar estas metas para entender se os resultados estão sendo atingidos
Parece interessante? Então compartilhe esse post com seus colaboradores e sócios, e vamos juntos melhorar o desempenho do seu negócio.
O que são os Indicadores de Desempenho Logístico na prática
Você já trabalhou com metas no seu negócio?
Provavelmente sua resposta é sim, pois trabalhar com metas não é algo novo, e é muito comum hoje em dia ver até pequenas empresas adotando essa prática.
Pois então, saiba que os indicadores de desempenho não são as metas que você conhece, mas o meio que você irá utilizar para medi-las.
Vamos usar 2 exemplos fora do contexto empresarial, para facilitar o entendimento:
Perder peso
Se você tem interesse em perder peso, talvez possa se valer de alguns indicadores de desempenho para saber se está no caminho certo ou não, dentre os indicadores você pode usar:
- Peso por semana;
- Medidas do quadril por semana;
- Medidas da cintura por semana;
- IMC: Índice de Massa Corporal;
- Tempo de exercícios físicos por semana.
Economizar dinheiro
Economizar dinheiro é sempre importante, e com a crise econômica se tornou fundamental, mas que indicadores de desempenho você poderia utilizar para medir o seu resultado?
- % da sua renda sendo gasto com comida fora de casa, por mês;
- Evolução dos gastos com juros (cartão de crédito, cheque especial), em R$, por mês;
- Classificação dos seus gastos mensais do cartão de crédito, em categorias como:
- Alimentação fora do lar;
- Futilidades;
- Combustível e outros gastos com o carro (uso pessoal);
- Compras para a casa e família (itens de primeira necessidade).
Com indicadores simples assim, você consegue ter a real noção da sua evolução, e se está no caminho para atingir as suas metas ou não.
No caso das empresas é a mesma coisa, talvez um pouco mais complexo por envolver outras pessoas, mas nada que você não possa gerenciar.
Pingback: RFID: O que é, Quais as Vantagens e Porquê Usar