O conceito de qualidade se refere a uma totalidade de características de uma entidade capaz de atender as necessidades explícitas e implícitas de seus clientes, ou seja é aquele que atende a expectativas e satisfaz seus clientes plenamente.
Partindo do preceito de que entidade é uma empresa que presta serviços, às necessidades explícitas são as especificadas em contrato e as implícitas são as necessidades que a empresa tem que satisfazer, mesmo que não estejam no contrato, atender essa última necessidade, que em tese não é uma obrigação, gera um impacto positivo, justamente por ser um diferencial.
Esse conceito se tornou popular a partir do trabalho do estatístico William Edwards Deming.
O estatístico atuou com seus trabalhos na área de controle de qualidade das forças armadas norte-americanas durante a Segunda Guerra Mundial, e no pós-guerra trabalhou no Japão com a função de ajudar na reconstrução da indústria japonesa.
Sua estratégia básica consistia na gestão da qualidade utilizando a estatística para a tomada de decisão.
Controle de Qualidade Total (TQC)
O TQC, ou Total Quality Control (Controle de Qualidade Total) é um sistema de gestão de qualidade, o qual busca elevar o conceito de qualidade aplicada ao produto.
Nele se entende que a qualidade é a superação das expectativas não apenas do cliente, mas de todos os interessados.
O primeiro conceito que foi associado a qualidade, se referia ao enquadramento dos produtos ou serviços oferecidos as especificações técnicas, ou seja, para se ter qualidade era necessário a ausência de defeitos no produto final, para se certificar de que os produtos atendiam as normas eram realizadas verificações junto as inspeções.
Com o controle estatístico do processo, a extensão do conceito de qualidade, passa a englobar também as condições em que o produto é produzido.
Como realizar esse controle:
O controle de qualidade realizado através de monitoramentos estatísticos, visa eficiência e produtividade.
As técnicas de controle estatístico da qualidade são abrangentes, entre elas estão o histograma e o gráfico de controle.
O TQC pode ser usado em qualquer qualquer empresa e estabelecimento, através de técnicas de relacionamento, aperfeiçoamento, controle, padronização.
Deve-se iniciar a implementação pela educação e treinamento em etapas.
O planejamento da qualidade começa pelo desenvolvimento de ideias novas e no lançamento produtos ou serviços, lembre-se de que para chegar a melhorias que devem ser atingidas, não deve se cometer o erro de deixar de lado a inovação.
Empresas que não podem ter um planejamento de qualidade adequado, sem levar em conta seu tamanho, pois a área de produtos ou prestação de serviço podem ter um grande prejuízo.
Sendo assim, é no planejamento em que deve se levar em conta quais serão os instrumentos necessários e eficazes o suficiente para acompanhar a evolução do controle da qualidade na empresa, de forma que mantenha o rumo correto das alterações, evitando qualquer desvio ao decorrer do percurso.
Para isso, a técnica para ter o controle da qualidade pode ser classificada como:
- Técnica não estatística: organiza e avaliar a opinião concreta das pessoas que tem como relação às mesmas causas e assuntos.
- Técnica estatística: dá a porcentagem das pesquisas de pessoas satisfeitas ou insatisfeitas com seus produtos ou serviço tomado.
Existem sete ferramentas que podem ser utilizadas nesse segundo caso:
- Diagrama de Pareto;
- Diagrama de Causa e Efeito ou Diagrama de Ishikawa;
- Histograma, Gráfico ou Carta de Controle;
- Folha de Verificação;
- Diagrama de Dispersão e Estratificação.
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