CEO é a sigla inglesa para “Chief Executive Officer”, que significa Diretor Executivo. Mas qual é exatamente a função desse chefe executivo em uma empresa?
O CEO é a pessoa com maior autoridade na hierarquia operacional de uma organização, ele é o responsável pelas estratégias, pela visão da empresa e por mantê-la fiel aos seus valores. Outra atribuição do CEO é garantir a execução das diretrizes do conselho de administração da empresa.
Mas o que Significa CEO na Empresa? A existência desse cargo não é algo obrigatório em todas as empresas, de forma mais abrangente todas possuem um diretor geral, a função de CEO ganha mais espaço nas empresas multinacionais, pela necessidade de se ter uma pessoa com habilidades e competências para estar a frente da organização, como um todo.
Geralmente o CEO é nomeado de acordo com sua capacitação técnica e seu reconhecimento no mercado de atuação da empresa.
Existem diversas siglas inglesas para designar os diretores dos diferentes setores de uma empresa. Com a crescente globalização da economia e dos negócios, esses termos vem sendo empregado também em países de língua não inglesa, como é o caso do Brasil.
São usadas as letras C (Chief), a letra inicial da designação da função que ocupa, e O (Officer), como por exemplo COO, para Chief Operating Officer, o Diretor de Operações.
Em todos esses casos, mesmo ocupando cargos tão altos, os Diretores Executivos são fiscalizados e recebem diretrizes de um conselho de administração, em alguns casos o cargo pode ser equivalente a um Presidente do Conselho de Administração.
Qual A Função de um CEO?
A função do CEO é abrangente, quem ocupa o cargo se torna responsável por diversos setores dentro de uma empresa, desde a produção até comercial.
Desse modo, o CEO funciona como um líder e se torna o elo de ligação entre todas as áreas da organização.
O CEO também tem a responsabilidade de definir a estratégia do negócio e as políticas de gestão que sejam adequadas a empresa, cuidar para que os objetivos e metas sejam alcançados.
Quando o Conselho de Administração intervém mais diretamente nas decisões-chave da gestão da empresa, cabe ao CEO se encarregar da sua implementação.
Por envolver diversas funções, a complexidade desse cargo exige muito de quem a ocupa, não são todas as pessoas que estão aptas a executarem essa função adequadamente, pelo menos não sem antes se preparar adequadamente para ocupar o cargo. Mas por onde começar?
Dicas de Como Conseguir Esse Cargo Importante
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