Pular para o conteúdo
Você está aqui: Início / Blog / DMAIC: o que é e como funciona a metodologia de melhoria contínua

DMAIC: o que é e como funciona a metodologia de melhoria contínua

Você já ouviu falar do método DMAIC?

Composto por cinco etapas, ele propõe um processo de melhoria contínua que usa dados para basear sua tomada de decisões.

Por isso, o DMAIC é visto como um tipo de roteiro.

Afinal, dizer que é possível melhorar sempre é lugar comum – a questão mais importante é identificar o que melhorar e como fazer isso.

Nesse aspecto, contar com um conjunto de ações já sistematizadas para essa finalidade faz toda a diferença.

Chegou a sua vez de conhecer uma das ferramentas de melhoria mais usadas pelos especialistas Lean nos seus projetos.

Continue lendo para saber mais sobre a definição e a origem do conceito e aprender sobre aplicação do DMAIC nos negócios.

O que é o método DMAIC?

O que é DMAIC?

A sigla DMAIC denomina a metodologia utilizada para promover a melhoria dos processos por meio de um roteiro de ações.

A ferramenta é bastante utilizada dentro da abordagem Lean Six Sigma, mas seu uso não se restringe a projetos desse tipo.

No original em inglês, o acrônimo representa Define, Measure, Analyze, Improve e Control – em português: Definir, Medir, Analisar, Controlar e Melhorar.

Cada uma das letras significa uma das cinco fases propostas para melhorar os resultados.

Se ao final do processo o problema original persistir, ou outros forem detectados, é possível reiniciar o ciclo até que se atinja o nível de qualidade almejado.

Como surgiu o DMAIC?

Como surgiu o DMAIC?

Desenvolvido dentro do contexto do Six Sigma, o DMAIC surgiu para suprir uma necessidade detectada pela Filosofia Lean.

Junto ao entendimento de que o processo de melhoria deveria ser contínuo, propôs-se uma ferramenta de natureza cíclica e que pudesse ser ativada e reativada diversas vezes.

Esse foi o contexto de criação do ciclo DMAIC em uma fábrica da Motorola nos Estados Unidos, em meados de 1980.

Mais tarde, a adoção do método dentro das unidades da General Eletric (GE), nos anos 1990, fez com que ele ganhasse ainda mais notoriedade como forma de alavancar a qualidade dos processos.

Quem desenvolveu o método DMAIC?

A metodologia Lean Six Sigma, como vimos, nasceu e se desenvolveu na Motorola.

Ela surgiu da necessidade que a empresa tinha de reduzir a proporção dos defeitos de fabricação, uma preocupação crescente entre os gestores.

Foi então que um de seus engenheiros, Bill Smith, começou a trabalhar na criação de uma ferramenta que ajudasse no planejamento das ações de correção e prevenção de defeitos.

Nascia assim o roteiro MAIC, ou seja, Medir, Analisar, Melhorar e Controlar, ao qual seria posteriormente acrescentado o “D”, de Definir.

Os resultados não poderiam ser melhores, já que a Motorola reduziu a proporção dos defeitos em 1/100 no período relativamente curto de 4 anos.

Outro especialista que deu uma grande contribuição para o desenvolvimento não apenas do DMAIC, mas de toda a metodologia Lean Six Sigma, é Michael Harry.

Ele foi o responsável por difundir os conceitos e práticas Lean entre os funcionários da Motorola, além de ter implementado o formato de “belts” para graduação dos profissionais Lean Six Sigma.

Como funciona o DMAIC?

Conheça abaixo em detalhes o funcionamento das cinco fases do método DMAIC.

D – Definir (Define)

A primeira etapa do método é o momento em que as definições preliminares serão feitas a respeito dos objetivos, desafios, oportunidades e responsáveis pelo escopo do projeto.

Durante esse passo, será preciso descrever a mudança proposta com seu resultado esperado e o método ou ferramentas que serão utilizados para chegar até lá, por meio de um contrato.

Aqui pode ser útil propor um brainstorming entre a equipe para que todos possam ajudar a levantar questões problemáticas que precisam de revisão.

M – Medir (Measure)

Depois de levantados os problemas que precisam ser solucionados, será preciso organizá-los de maneira hierárquica, atribuindo prioridades a cada um.

O melhor caminho para fazer isso é por meio da coleta e mensuração de dados sobre a produção conforme ela se encontra hoje.

A segunda etapa, então, representa o momento de medir a urgência de cada ação e também estabelecer parâmetros que ajudarão a avaliar a eficácia das mudanças ao fim do ciclo.

A – Analisar (Analyze)

Na terceira fase do DMAIC, será preciso se debruçar sobre os problemas identificados para avaliar suas motivações.

A intenção aqui é ir até a raiz da situação, levantando possíveis causas que serão testadas posteriormente.

A partir dessa análise, será preciso levantar as alternativas de caminho e oportunidades de melhoria.

I – Melhorar (Improve)

A quarta etapa é o momento em que as causas dos problemas serão testadas junto com as hipóteses de melhoria.

Por meio do teste e erro, o gestor deve apurar quais ações têm um impacto maior para solucionar os problemas detectados.

Nesse momento, é importante buscar iniciativas capazes de trazer o maior impacto positivo com o menor gasto possível.

C – Controlar (Control)

Enfim, a última fase descreve o momento em que um caminho já foi decidido pela gestão, que deve agora cuidar para que os resultados continuem positivos.

A etapa do controle é quando os parâmetros decididos na segunda fase serão utilizados para checar a efetividade da sua mudança organizacional.

Será preciso construir dinâmicas de verificação para que o controle permaneça por tempo indeterminado, até que seja assimilado como parte da cultura da empresa.

Quais os benefícios do DMAIC?

Como parte da metodologia Lean Six Sigma, o roteiro DMAIC promove a melhoria contínua ao estruturar a resolução de problemas.

Ao reduzir variações nos processos, o DMAIC contribui para a minimização de erros e para o aprimoramento da consistência operacional.

Além disso, seu foco na efetividade operacional impulsiona a otimização de processos em direção ao cumprimento de metas, não importa o quão ousadas elas sejam.

Por isso, o DMAIC é especialmente útil para aprimorar processos, aumentar a qualidade e, em consequência, a satisfação do cliente.

Quando usar o DMAIC?

Sempre houver a necessidade de superar desafios em seus processos ou de aprimorar a qualidade, eficiência e consistência operacional, lá estará o DMAIC como ferramenta de suporte.

A sua aplicação se destaca em situações em que é necessário adotar uma abordagem estruturada e sistemática para identificar problemas, implementar melhorias e manter a consistência dos resultados ao longo do tempo.

Qualquer empresa pode aplicá-lo, desde o mais simples empreendimento familiar aos mais poderosos conglomerados multinacionais.

Como aplicar DMAIC?

Cada etapa do DMAIC requer uma abordagem específica, de maneira a cumprir com o seu propósito, que é a formação de um roteiro estruturado de melhoria.

Veja a seguir como fazer isso em cada uma delas.

Outra ferramenta de melhoria muito usada em Lean Six Sigma é o SIPOC. Aprenda seus segredos neste ebook grátis!

Definir

Tudo começa com a definição clara do problema ou oportunidade de melhoria. 

Nessa etapa, vale estabelecer um regime de cooperação entre as partes interessadas para garantir uma compreensão abrangente dos objetivos do projeto.

É aqui que se estabelecem também as metas para orientar o esforço de melhoria.

Medir

A próxima etapa consiste em identificar e selecionar as métricas adequadas para avaliar o desempenho do processo.

Para isso, é preciso coletar dados que representem o desafio a ser superado, de modo que traduzam fidedignamente a realidade.

A melhor forma de garantir isso é usar ferramentas estatísticas para analisar a variação nos dados, como os softwares SPSS, Tableau ou Power BI.

Analisar

A partir do que as ferramentas apontarem, é hora de explorar os dados para identificar padrões, tendências e anomalias.

Podem ser utilizadas técnicas estatísticas para entender a relação entre as variáveis do processo, assim como as causas raiz que estão originando o problema.

Melhorar

Com base nas causas raiz identificadas, será possível então definir qual tipo de melhoria poderá ser implementada.

Nesta etapa, o trabalho em equipe é fundamental para implementar as melhorias, sempre mantendo a abertura para ajustes durante a implementação, se necessário.

Controlar

Uma das premissas do DMAIC é ser um instrumento de aperfeiçoamento contínuo.

Assim sendo, quanto mais mecanismos de controle para manter as melhorias ao longo do tempo, melhor.

Vale investir em um sistema de monitoramento contínuo para identificar desvios e antecipar falhas.

Um exemplo disso é o que fazem as indústrias ao estabelecerem rotinas de manutenção preventiva e preditiva.

DMAIC e PDCA

Quem já tem alguma familiaridade com ferramentas da qualidade provavelmente lembrou-se do PDCA ao ler a descrição do DMAIC.

A sigla descreve o ato de Planejar (Plan), Executar (Do), Checar (Check) e Agir (Act).

De fato, as duas ferramentas são bastante parecidas, de modo que ambas oferecem um roteiro para instalar uma cultura de melhoria contínua na empresa.

A principal diferença entre elas está no fato de que o DMAIC estende o planejamento desmembrando-o em três fases – Definir, Medir e Analisar –, formando assim um plano mais estruturado.

No DMAIC, também há um uso de dados mais intensivo, assim como a aplicação de índices de desempenho para determinar as ações.

Como saber mais sobre DMAIC e melhoria contínua?

Você pode ser um expert na ferramenta DMAIC e na metodologia Lean Six Sigma, qualificando-se nos cursos Green Belt e Black Belt da EDTI. 

Expanda ainda mais seus conhecimentos com nossos cursos EAD, todos com certificação reconhecida pela Council for Six Sigma Certification (CSSC).

Conclusão

Dentro da gestão da qualidade, o DMAIC é uma das ferramentas que pode ser usada para garantir uma cultura de melhoria contínua em sua produção.

Como vimos, o método é dividido em cinco etapas que descrevem as fases necessárias, não só para conduzir projetos como para fomentar a transformação organizacional.

Ao funcionar de maneira cíclica, o DMAIC pode ser iniciado e reiniciado quantas vezes for necessário para garantir que a empresa esteja sempre se aperfeiçoando.

Para aprender mais sobre essas e outras ferramentas da qualidade, continue acompanhando o blog da Escola EDTI.

Aproveite e baixe gratuitamente o ebook em que mostramos como estimular a melhoria contínua em sua empresa!

post

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter

E receba por email novos conteúdos assim que forem publicados!

Desenvolvido por: