7 passos para modelagem matemática
No artigo de hoje vamos falar sobre modelagem matemática. Calma, calma, prometo que não haverá equações complicadas (ao menos neste post). A ideia é sugerir um método de modelagem, tal qual fazemos com os roteiros e métodos do Lean Six Sigma. O roteiro que vamos mostrar neste post tem 7 passos e é utilizado no livro “Pratical Management Science”.
Passo 1:
Definir o problema. Nesta etapa deve-se definir o problema incluindo os objetivos da empresa e as partes da organização que devem ser estudadas antes que o problema possa ser resolvido. Em um simples problema de modelagem de filas, define-se o problema como minimizar o custo esperado associado à operação dos caixas nas lojas.
Passo 2:
Coleta de dados. Após a definição do problema, devem-se coletar dados para estimar o valor dos parâmetros que afetam o problema da organização. Estas estimativas são usadas para desenvolver o modelo matemático (passo 3) para o problema da organização e estimar as soluções (passo 4).
Passo 3:
Elaboração do modelo matemático. Nesta etapa o analista desenvolve um modelo para o problema. Há vários métodos que podem ser utilizados para a modelagem de sistemas e, trataremos de alguns em nossos próximos posts.
Passo 4:
Verificação do modelo. Nesta etapa tenta-se determinar se o modelo desenvolvido no passo anterior é uma representação acurada da realidade. Um primeiro passo neste sentido é determinar o quão bem o modelo se encaixa a uma determinada situação, verificando assim se o modelo está, ou não, adequado.
Passo 5:
Otimização e tomada de decisão. Dado um modelo e um conjunto de possibilidades, o analista deverá escolher a decisão ou a estratégia que melhor se encaixa aos objetivos da organização.
Passo 6:
Comunicação do modelo à gestão. Nesta etapa apresenta-se o modelo e as recomendações desenvolvidas nos passos anteriores para a organização. Em algumas situações, podem-se expor várias alternativas e deixar que a direção escolha a melhor.
Passo 7:
Implantação do modelo. Se a organização aceitar a validade e utilidade do estudo, deve-se ajuda-la a implantar tais recomendações. O sistema implantado deverá ser monitorado de maneira constante (e atualizado à medida que o ambiente muda) para garantir que o modelo permite à organização atingir seus objetivos.
[twitter name=”name”]